Perdido no Carnaval? Google Maps vai mostrar onde encontrar seu bloco
Além de mostrar a localização de blocos e ruas interditadas em SP e RJ no Maps, o Google volta a ajudar no combate ao assédio
Da Redação
Publicado em 20 de fevereiro de 2020 às 14h34.
Última atualização em 20 de fevereiro de 2020 às 15h13.
São Paulo —No Carnaval 2020, o Google traz novidades aos aplicativos Google Maps e Google Assistente para quem gosta de curtir os blocos e precisa se deslocar pelas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo .
No aplicativo de mapas, os principais blocos de cada cidade aparecerão destacados. A ferramenta também vai mostrar as ruas que serão interditadas durante a folia. Para ser notificado, é necessário autorizar que o app mande os avisos com as vias que estarão com o trânsito impedido.
Já para os foliões que quiserem informações mais detalhadas, que vão além da localização das festas, dá para utilizar o Google Assistente para acionar o aplicativo Blocos de Rua. Para isso, basta dizer: "Ok, Google. Fale com Blocos de Rua".
No assistente de voz, já pré-instalado em smartphones com versões recentes do sistema Android, é possível encontrar informações sobre mais de 3 mil blocos cadastrados não só em São Paulo e Rio de Janeiro mas também em Salvador (BA), Recife (PE), Olinda (PE), Belo Horizonte (MG) e Florianópolis (PR).
No "Blocos de Rua", trajeto, horário e um resumo sobre o bloco são algumas das informações disponíveis, assim como o link para a página oficial de cada um deles no Facebook .
Assédio sexual
Para ajudar no combate ao assédio sexual, o Google Assistente permitirá que os usuários entrem em contato com autoridades.
Para isso, basta falar para o Google Assistente “OK Google, como reportar assédio sexual”. Então o celular mostrará contatos da Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (180) e da polícia militar (190).
A iniciativa já havia ocorrido em 2019 e funciona em parceria com a ONG Think Olga.