Tecnologia

Patinete ecológica poderá ser usada como meio de transporte

Empreendedor fluminense inventa produto inédito no mundo. É próprio para terrenos irregulares, pesa entre 6 kg e 8,5 kg e não terá problema de espaço

O projeto do iPat usa rodas de bicicleta, sendo que a traseira é recoberta de um material leve como fibra de vidro ou de carbono (Agência Sebrae)

O projeto do iPat usa rodas de bicicleta, sendo que a traseira é recoberta de um material leve como fibra de vidro ou de carbono (Agência Sebrae)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de novembro de 2011 às 12h29.

Rio de Janeiro - O iPat é um produto que anda em qualquer superfície, capaz de vencer pequenos obstáculos e ainda é dobrável. A combinação é resultado do empenho de Jarbas Braga Neto, administrador de empresas por profissão e inventor por curiosidade. A ideia surgiu quando o carro foi para o conserto e ele teve que enfrentar uma ladeira íngreme de paralelepípedo para sair de casa em Petrópolis, região serrana fluminense, e pensou que “seria divertido” fazer o percurso de skate ou patinete.

Como nenhum deles funciona em terreno irregular, começou a desenvolver a ideia se valendo do conhecimento de mecânica, que aprendeu na prática de tanto montar e desmontar motores na adolescência, período em que foi piloto de kart. Na avaliação do inventor, o produto reúne as melhores características desses modelos de transporte. Para circular em qualquer terreno, o projeto prevê o uso de rodas de bicicleta, sendo que a traseira será recoberta de um material leve como fibra de vidro ou de carbono.

E o detalhe é que, além de garantir maior estabilidade por oferecer apoio para os joelhos e coxas do usuário, prevê espaço para ser usado como um porta-luvas e também serve como para-lama. Puxando uma pequena alça, ele se dobra e pode ser transportado facilmente. O peso está calculado entre 6 kg e 8,5 kg.

“Trabalhar de bicicleta, por exemplo, é quase impossível porque é difícil guardá-la. O que proponho é um meio de transporte prático e que pode ser guardado embaixo de uma mesa de escritório”, reforça. O projeto conta com apoio dos programas Bônus Design e Bônus Propriedade Intelectual (Bônus PI) do Sebrae no Rio de Janeiro, em parceria com o Centro Design Rio e Rede de Tecnologia e Inovação fluminense (Redetec). O pedido de registro do iPat já está em andamento e o primeiro protótipo deve ficar pronto até o final de 2011.

“A combinação de todas estas peças em um mesmo produto é inédita. Fiz uma pesquisa por minha conta na internet e, para confirmar, contratei o serviço de profissional especializado em patentes. O resultado foi o mesmo: não existe nada parecido no mundo. Acho que o iPat pode agradar ao público jovem e infantil e ainda tem um forte apelo ecológico porque não é poluente. Já temos o projeto em desenvolvimento do modelo com motor elétrico, o que vai ampliar a gama de usuários”, afirma Braga.

Acompanhe tudo sobre:Setor de transporteTransporte e logísticaCriatividadeInovação

Mais de Tecnologia

BYD e XPeng apostam em robôs humanoides para diversificar negócios

Hong Kong concentra quatro das cinco maiores IPOs globais de IA no 1º trimestre

Ataques cibernéticos são maior risco para multinacionais até 2030, aponta pesquisa

Google começa a permitir que usuários alterem seu endereço de e-mail