Exame Logo

Organização processa Pandora por taxas altas a compositores

Bangalore - A Broadcast Music Inc (BMI), organização de proteção dos direitos autorais de compositores, está processando o Pandora depois que a empresa de rádio pela...

Pandora (Foto/Getty Images)
DR

Da Redação

Publicado em 3 de setembro de 2013 às 13h28.

Bangalore - A Broadcast Music Inc (BMI), organização de proteção dos direitos autorais de compositores, está processando o Pandora depois que a empresa de rádio pela internet se recusou a pagar uma licença mais alta para tocar canções em dispositivos variados, incluindo celulares.

Em ação apresentada ao Tribunal Federal de Manhattan, a BMI afirmou que havia proposto um aumento nas taxas cobradas do Pandora "em consonância com os preços do mercado para refletir o crescimento explosivo do serviço de streaming de música na internet".

Veja também

A BMI cobra licenças em nome de mais de 600.000 compositores filiados à organização, distribuindo os royalties aos artistas que têm suas obras executadas.

Um dos maiores desafios do Pandora é o crescente custo do licenciamento de músicas, que avança com a maior adesão dos usuários ao serviço. A empresa tinha cerca de 70,8 milhões de ouvintes ativos até o fim de maio.

Enquanto a questão não é resolvida na justiça, a BMI disse que negociou o uma licença provisória a ser paga pelo Pandora a partir do dia 1º de janeiro.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)INFOJustiçaPaíses ricos

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Tecnologia

Mais na Exame