Exame Logo

Núcleo da Terra pode ter reserva 3 vezes maior que oceanos

Água descoberta em pesquisas está presa em um tipo de rocha azul chamada ringwoodita, cerca de 700 quilômetros abaixo da superfície

Gota de água no planeta Terra: descoberta deve fornecer pistas interessantes para os pesquisadores sobre a origem da água do planeta (USGS)
DR

Da Redação

Publicado em 17 de junho de 2014 às 09h43.

 São Paulo - A gota da imagem acima dimensiona a quantidade de água da superfície da <strong><a href="https://exame.com.br/topicos/terra">Terra</a></strong> em comparação ao tamanho do planeta. Mas também revela a importância de uma novidade que pode ajudar a explicar a origem da nossa <strong><a href="https://exame.com.br/topicos/agua">água</a></strong>. </p> 

Pesquisadores descobriram que pode existir uma reserva de água na crosta terrestre que equivale a três vezes o volume encontrado hoje nos oceanos.

A água está presa em um tipo de rocha azul chamada ringwoodita, cerca de 700 quilômetros abaixo da superfície. Essa camada de rocha entre a superfície da Terra e seu núcleo é chamada de manto terrestre.

Veja também

Em artigo publicado na revista Science, os cientistas explicam que esse mineral atrai hidrogênio e retém a água. Se 1% do peso das rochas for de água, essa quantidade seria suficiente para encher três vezes os oceanos na superfície.

Para chegar nessa conclusão, os cientistas analisaram dados do USArray, uma rede de sismógrafos dos Estados Unidos. Esses instrumentos são capazes de medir as vibrações de terremotos, causados por ondas geradas no interior do planeta. Ao analisar mais de 500 ondas, eles descobriram a água onde deveria existir apenas rocha.

A descoberta deve fornecer pistas interessantes para os pesquisadores sobre a origem da água do planeta. Alguns cientistas acreditam que a maior parte da água veio de cometas que colidiram com a Terra. Mas a novidade pode reforçar a teoria de que a água veio do interior do planeta.

"É uma boa evidência de que a água da Terra veio de dentro", disse Steven Jacobsen, pesquisador da Universidade Northwestern (EUA) e coautor do estudo. A água escondida também pode explicar como os oceanos têm permanecido com o mesmo tamanho durante milhões de anos.

Acompanhe tudo sobre:ÁguaMeio ambiente

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Tecnologia

Mais na Exame