Tecnologia

Nova versão do Linux leva código-aberto aos carros

Sistema foi desenvolvido pela Linux Foundation junto com montadoras de veículos

Linux (Reprodução)

Linux (Reprodução)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 3 de julho de 2014 às 14h43.

Uma nova versão do Linux leva o sistema de código-aberto aos carros. O Automotive Grade Linux está disponível na web a partir desta quinta-feira (03) e usa como base o sistema Tizen IVI, que já é usado em smartphones e TVs.

A edição oferece recursos úteis, como uma tela inicial, o Google Maps, um reprodutor de mídia, um feed de notícias, controles de áudio, HVA (permite regular o ar condicionado, aquecedor e ventilação), conexão com smartphone por Bluetooth e o padrão de conectividade chamado de Smart Device Link Integration.

O sistema foi desenvolvido de forma colaborativa pela Linux Foundation junto com montadoras de automóveis como Jaguar Land Rover, Toyota e Nissan.

"A abertura de código e a colaboração são fatores essenciais para acelerar o desenvolvimento de uma plataforma automotiva comum, padronizada, para que a indústria possa mais rapidamente alcançar a visão de criar um carro conectado", afirmou Dan Cauchy, gerente geral da divisão automotiva da Linux Foundation.

Vale lembrar que a Apple, o Google e a Microsoft anunciaram versões adaptadas de seus respectivos sistemas iOS, Android e Windows para veículos.

Conheça o Automotive Grade Linux, o sistema de código-aberto para carros           Clique para abrir o link no navegador

Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaCarrosINFOLinuxSoftwareVeículos

Mais de Tecnologia

Apenas 20% dos CFOs estão satisfeitos com os resultados dos investimentos em tecnologia

Meta negocia comprar 5% da EssilorLuxottica, dona da Ray-Ban que comprou a Supreme, diz WSJ

Meta abre dados do Instagram para estudo do impacto na saúde mental de adolescentes

O que é o Prime Day? Nos EUA, ele deve movimentar US$ 14 bilhões

Mais na Exame