São Paulo – O título de meme mais popular do mês na internet definitivamente será do Harlem Shake. Divulgado pela primeira vez por um grupo de jovens australianos no dia 2 de fevereiro, o meme é um vídeo que mostra uma pessoa mascarada dançando ao som da música Harlem Shake, do produtor americano Baauer, enquanto outras pessoas aparentam indiferença. Quando a batida começa, o vídeo é cortado e, na sequencia, mostra todas as pessoas reunidas no ambiente dançando louca e freneticamente. Com cerca de apenas 30 segundos de duração, os vídeos classificados como Harlem Shake rapidamente ganharam notoriedade. De acordo com números do Youtube, existem atualmente mais de 40 mil vídeos relacionados ao meme no site e o total de visualizações superou a marca de 175 milhões de visualizações. Confira aqui os vídeos mais assistidos.
Publicado no dia 11 de fevereiro, o Harlem Shake dos atletas da equipe de natação e mergulho da Universidade da Georgia superou a marca de 23 milhões de visualizações e é o número um do YouTube.
Um dos primeiros vídeos feitos com Harlem Shake foi feito por um usuário chamado “Filthy Frank” e tem mais de 17 milhões de visualizações.
5. The Harlem Shake v1 (TSCS Original)zoom_out_map
5/11
O vídeo que inaugurou o modelo do Harlem Shake como conhecemos ocupa atualmente o quarto lugar entre os mais vistos, com pouco mais de 15 milhões de visualizações.
Autointitulada como a segunda versão do Harlem Shake, este vídeo foi publicado também no dia 2 de fevereiro e tem mais de 9,6 milhões de visualizações.
7. Harlem Shake (Matt and Kim Edition)zoom_out_map
7/11
A dupla de indie rock Matt and Kim levou o Harlem Shake para o seu show. O resultado é um vídeo que conta com a participação de uma audiência de centenas de pessoas e que conta com pouco mais de 9,1 milhões de visualizações.
Três bombeiros participam desta versão do Harlem Shake que foi filmada aparentemente dentro de um caminhão da corporação. Publicada no dia 7, conta com cerca de 5,5 milhões de visualizações.
10. SeaWorld San Antonio: Harlem Shakezoom_out_map
10/11
A equipe do famoso parque de mamíferos marinhos não ficou de fora e produziu o seu próprio vídeo Harlem Shake, com participações especiais de focas e outros animais. O vídeo tem quase 5 milhões de visualizações.
O usuário Hank Rao conseguiu convencer suas duas avós a fazerem parte da sua versão de Harlem Shake. As hilárias participações renderam ao vídeo 4,7 milhões de visualizações.
Ferramenta que permite navegar visualmente pelo mundo tornou-se peça-chave na investigação de um caso de homicídio em Tajueco, um pequeno município espanhol com apenas 56 habitantes