Tecnologia

Nikon D800

Avaliação do editor Airton Lopes / Nenhum detalhe escapa desta câmera profissional capaz de fotografar em 36,3 MP. O registro de imagens com resolução de até 7.360 por 4.912 pixels é possível graças ao sensor full-frame com formato FX da D800. Esse tipo de sensor é maior do que o utilizado nas câmeras reflex (DSLR) comuns. […]

DR

Da Redação

Publicado em 22 de agosto de 2012 às 09h18.

logo-infolab

Avaliação do editor Airton Lopes / Nenhum detalhe escapa desta câmera profissional capaz de fotografar em 36,3 MP. O registro de imagens com resolução de até 7.360 por 4.912 pixels é possível graças ao sensor full-frame com formato FX da D800. Esse tipo de sensor é maior do que o utilizado nas câmeras reflex (DSLR) comuns. Ou seja, registra mais informações. Ele tem quase o mesmo tamanho do filme fotográfico de 35 mm e, entre outros ganhos, proporciona fotos com excelente qualidade, baixo nível de ruído e nitidez incrível, especialmente em estúdio. Clicar com a D800 em outras situações também é certeza de boas fotos. Porém, a velocidade de disparo contínuo de quatro fotos por segundo é inferior à encontrada em equipamentos desejados por fotógrafos de ação. Conectores para microfone e fone para monitorar o áudio ajudam na produção de vídeos em 1.080p mais elaborados. Outros detalhes que facilitam a vida do usuário são as portas miniHDMI e USB 3.0 e a entrada dupla para cartões SD e CompactFlash.

Avaliação do editor Cauã Taborda / O selo FX da Nikon, que estampa as câmeras full-frame, chama atenção dos entusiastas de fotografia e profissionais. Ele é inserido em câmeras com sensor de tamanho similar ao filme de 35 mm. Como a matéria fundamental da fotografia é o registro de luz, quanto maior o sensor, mais luz será captada. O resultado é claro: mais qualidade de imagem, fotos maiores, baixo ruído e mais nitidez. Esse é um dos motivos que colocam a D800 no radar de vários fotógrafos. Além do sensor de 35,9 por 24 mm, a Nikon conseguiu atingir a resolução de 36,3 megapixels, transformando a D800 em uma DSLR de qualidade quase impecável. Mas, todos esses recursos têm um preço salgado: a nova câmera sai por 17.999 reais.

Com uma infinidade de comandos, a D800 não é indicada para fotógrafos amadores ou com pouca empatia com equipamento profissional. Ao contrário das chamadas “semi-profissionais”, não há nenhum modo automático ou algo próximo a isso. Para obter um resultado similar, o fotógrafo deve acionar ao menos cinco parâmetros. Mas isso não é um problema, já que é possível controlar absolutamente qualquer aspecto dessa máquina, inclusive os menus de configuração. O usuário pode agrupar as funções que mais lhe agradam em um menu, formando subgrupos.

Os menus principais são (respeitando a grafia da câmera):

A: Focagem Automática

B: Medição exposição

C: Temporização / bloqueio de AE

D: Disparo/ apresentaçã

E: Bracketing/flash

F: Controles – 4 botões semi-customizáveis (cada botão só pode assumir determinadas funções), incluindo o Fn.

G: Filmagem

Além do acesso costumeiro aos controles da Nikon, a D800 possui uma construção bastante sólida. Sua carcaça de liga de magnésio, além de oferecer resistência, funciona como um bloqueio a interferências eletromagnéticas. Mesmo que o exterior seja feito totalmente em plástico e traga muitos controles, a pegada dessa câmera é bem confortável. O peso de 1,2 kg (sem lente) é maior que o dos concorrentes, mas está na média da própria marca, especialmente entre as full-frame.

A D800 possui características muito similares à D4, a câmera mais completa da Nikon. Entre elas, o sistema AF de 51 pontos, o mesmo motor de processamento de imagem e um ótimo desempenho em vídeos. Infelizmente, a D800 não herdou a velocidade da D4. O registro de 4 frames por segundo em formato RAW está longe dos 11 frames da D4, ou mesmo das concorrentes da mesma categoria. Por ser relativamente mais lenta, a D800 não é a câmera mais indicada para fotógrafos com alta demanda por velocidade, como os que pretendem registrar cenas de esportes. Seu uso é mais compatível com um estúdio ou paisagens.

Com sensibilidade ISO variando entre 100 e 6.400 (além dos valores adicionais 50, 12.800 e 25.600), a D800 é ideal para trabalhar com pouca luz. A quantidade de ruído é mínima, tornando até as fotos em valores mais altos de ISO aproveitáveis.

Para realizar ajustes nos menus e revisar as imagens, a câmera conta com um painel LCD de 3,2 polegadas. Com 921 mil pixels e bom brilho, seu uso é confortável mesmo em dias muito claros. Uma deficiência, comum à categoria, é a falta de rotação do visor. O display exibe: histograma, horizonte virtual, grade 3x3 e ajustes. A Nikon decidiu proteger a tela com uma capa plástica oleofóbica, que acumula menos marcas de dedos e oferece certa resistência à umidade e poeira. Além dos recursos usuais, a D800 reconhece faces humanas e ajusta o autofoco de acordo. Depois de tirada a foto, o preview oferece atalhos para as faces reconhecidas pela câmera quando o usuário usa o zoom. Dessa maneira fica mais fácil navegar entre os rostos de cada pessoa (para ver se alguém ficou mal na foto).

Além de registrar vídeos em 1.080p a 30 quadros por segundo, a D800 pode transmitir áudio e vídeo sem compressão por sua saída miniHDMI. Essa é uma resposta clara ao sucesso da Canon 5D Mark II entre os produtores. Com entrada para microfones externos e opções de controle de captação, a câmera pode ser vista com bons olhos para a transmissão de conteúdo, produção de documentários e toda a gama de vídeos.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=n5kq9Amv-C0&w=650&h=366]

Outro avanço é a USB 3.0. Essa é a primeira DSLR com uma porta USB de alta taxa de transferência. Nos testes do INFOlab transferimos 434 MB (6 arquivos RAW) em 10 segundos. Com a câmera conectada a uma porta USB 2.0, a transferência foi feita em 16 segundos, uma taxa de 25,5 MB/s. Com muitos arquivos, a taxa de 43,4 MB/s da USB 3.0 irá poupar bastante tempo. A câmera também tem um módulo de GPS para inserir informações geográficas nos arquivos. Veja as especificações completas do fabricante.

Ficha técnica

Pixels efetivos36,3 MP
Filmagem1.080p
LCD3,2”
Peso1,2 kg (só o corpo)

Avaliação técnica

PrósQualidade excepcional do sensor; inúmeros ajustes
ContrasDisparo contínuo mais lento em relação aos concorrentes
ConclusãoCâmera de alta sensibilidade e indicada para fotógrafos profissionais ou entusiastas
Imagem8,3
Velocidade9,0
Objetiva9,2
Visor9,5
Recursos9,5
Design8,8
Média9.0
PreçoR$ 17999
Acompanhe tudo sobre:Câmeras digitaisNikon

Mais de Tecnologia

TikTok passa a testar vídeos de 60 minutos e acirra disputa com YouTube

Como tirar o online do WhatsApp no Android? Confira o tutorial no app

Como escanear documentos no seu smartphone sem instalar nada

Como descobrir uma fonte a partir da imagem pela internet

Mais na Exame