Cisco planeja investir US$ 1,1 bilhão na Índia
Área de pesquisa e desenvolvimento vai ficar com a maior parte dos recursos, US$ 750 milhões
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h45.
A Cisco Systems vai investir 1,1 bilhão de dólares na Índia, o maior aporte da empresa fora dos Estados Unidos. Há quatro anos, a companhia havia anunciado investimento de 200 milhões de dólares no país.
Os recursos serão aplicados nos próximos três anos em diferentes frentes. A área de pesquisa e desenvolvimento vai ficar com a maior parte dos recursos, 750 milhões de dólares. O financiamento ao consumo terá 150 milhões e 100 milhões vão para um divisão de venture capital e para incrementar o suporte pós-venda. O saldo será direcionado para outras áreas.
O número de empregados da Cisco na Índia, atualmente 1 400, também poderá ser triplicado nos próximos três anos, informa reportagem do diário americano The Wall Street Journal.
Segundo John Chambers, presidente executivo e do conselho de administração da Cisco, a magnitude inédita do investimento mostra o grau de confiança da companhia no mercado indiano.
As vendas da Cisco foram impulsionadas com a política do governo indiano de disseminar a telefonia celular pelas áreas rurais mais isoladas do país e ampliar o acesso à internet. O faturamento da empresa cresceu 50% em 2003 e outros 50% no ano passado. Para Chambers, a Cisco pode sustentar um ritmo de expansão das receitas de 30% ao ano durante os próximos três a cinco anos.