Tecnologia

Microsoft OneDrive estreia com edição de documentos em tempo real

OneDrive passará a oferecer recursos similares a outros serviços concorrentes como o DropBox e Google Drive, criando uma solução mais integrada e multiplataforma.

OneDrive (Divulgação)

OneDrive (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de fevereiro de 2014 às 10h55.

Devido a problemas jurídicos, no final de janeiro a Microsoft anunciou que iria renomear seu serviço de armazenamento em nuvem SkyDrive para OneDrive. Hoje (19) a empresa oficializou mundialmente esta mudança e apresentou novidades para a plataforma. 

Atualmente com 250 milhões de usuários, o OneDrive passará a oferecer recursos similares a outros serviços concorrentes como o DropBox e Google Drive, criando uma solução mais integrada e multiplataforma. 

“Essas novidades representam a nova visão da Microsoft sobre dispositivos e serviços integrados. Nós queremos que as pessoas tenham acesso a tudo em qualquer lugar”, disse Fernanda Di Giaimo, gerente de produto da Microsoft Brasil. 

Entre as principais novidades está o backup automático de fotos e vídeos de dispositivos Android, edição de documentos em tempo real, suporte a “todos os tipos de arquivos de vídeo” com adaptação da reprodução com base na velocidade da conexão web e mais espaço gratuito para armazenamento na nuvem — acrescentados aos 7GB para novos usuários ou sobre os 25GB para quem criou uma conta poucos meses depois do lançamento do então chamado SkyDrive. 

Android - A partir de hoje usuários que baixarem o aplicativo do OneDrive (ou realizarem a atualização do mesmo) em seu dispositivo Android poderão optar pela sincronização automática de fotos e vídeos para o serviço na nuvem da Microsoft. 

Quem habilitar o backup automático desses arquivos pelo OneDrive ganhará mais 3GB de espaço gratuito. O mesmo recurso já existe para usuários do sistema iOS desde novembro do ano passado. 

Office - A Microsoft também anunciou uma integração com o pacote Office para salvar documentos diretamente na nuvem. A empresa irá liberar a edição em tempo real, similar ao que existe no Google Docs. 

Desta forma, será possível salvar um documento na nuvem, gerar um link do mesmo e compartilhar o conteúdo com outras pessoas. Não será necessário ter um pacote Office instalado ou uma conta da Microsoft para abrir e editar um arquivo. O serviço também irá armazenar um histórico com todas as versões do mesmo documento. 

Console - O Xbox One também receberá recursos do OneDrive. Um exemplo é a possibilidade de gravar uma gameplay do videogame e compartilhar o conteúdo com algum amigo por meio do serviço na nuvem.

Armazenamento - O padrão de espaço gratuito para quem criar uma nova conta no OneDrive é de 7GB (com opção de ampliação de mais 3GB ao ativar o backup automático no dispositivo Android). Mas será possível aumentar esse valor em até 5GB ao realizar convites para amigos — cada um que aceitar te dará 500MB extra de espaço. 

Quem comprar um pacote Office 365 Home Premium (R$ 209 a licença anual) também receberá 20GB extra de espaço por usuário (são 5 contas no total). Além disso, há opção de comprar mais armazenamento com pacotes de 50GB, 100GB, 200GB e 500GB.

//www.youtube.com/embed/bw1ciTl5YK4

 

Acompanhe tudo sobre:AndroidComputação em nuvemEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaGoogleINFOMicrosoftTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Visa e Banco do Brasil lançam pagamento por aproximação em relógios da Garmin

CEO da CrowdStrike é convidado a depor no Senado dos EUA sobre falha que afetou PCs Windows

Starlink quer adicionar 7,5 mil novos satélites na rede acessada pelo Brasil

O poder dos periféricos: Logitech aumenta projeções após crescimento de 12% no primeiro trimestre

Mais na Exame