Exame Logo

Justiça brasileira pede ao Google explicações sobre Street View

São Paulo - A Justiça do Distrito Federal publicou uma decisão que obriga o Google a fornecer explicações sobre uma suposta coleta de dados ilegal realizada pelos...

street view (Getty Images)
DR

Da Redação

Publicado em 3 de setembro de 2013 às 13h27.

São Paulo - A Justiça do Distrito Federal publicou uma decisão que obriga o Google a fornecer explicações sobre uma suposta coleta de dados ilegal realizada pelos veículos do Street View.

O pedido, feito pelo Instituto Brasileiro de Direito da Informática (IBDI), faz referência a um caso de 2010, quando o Google admitiu que capturou dados de forma ilegal.

Veja também

O IBDI quer saber qual a natureza e quantidade dos dados capturados, especialmente em relação aos usuários brasileiros.

Em comunicado, o Google afirma que sempre se preocupa com o respeito à privadidade. "Todos os aspectos relacionados à coleta de dados no projeto Street View foram endereçados tão logo identificados em 2010, e não há nenhum fato novo", afirma a empresa, que tem cinco dias para responder à intimação.

IBDI - O Google não é a primeira empresa a ser processada pela entidade. No começo deste ano, o IBDI levou a Apple para a justiça por prática comercial abusiva.

No processo, a entidade alegou que o iPad 4 não teria apresentado nenhuma evolução técnica significativa (fora o processador mais rápido e o conector de dados também mais veloz) em relação ao iPad 3. Tal fato, segundo o IBDI, caracterizaria “obsolescência programada”.

Em outras palavras: a Apple poderia ter incorporado as mesmas especificações ao iPad 3, mas preferiu guardá-las para anunciar outro dispositivo, iPad 4, cerca de sete meses depois.

Na ação, a entidade manifestou ainda que a empresa “quebrou paradigmas de aguardados lançamentos anuais”, conforme os anúncios de outros modelos do tablet, apenas cinco meses depois da chegada do dispositivo ao Brasil.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleINFOJustiçaTecnologia da informação

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Tecnologia

Mais na Exame