Julian Assange participará de debate virtual com brasileiros
O australiano Julian Assange, fundador do Wikileaks, participará de uma videoconferência sobre vigilância digital em São Paulo.
Da Redação
Publicado em 11 de setembro de 2013 às 14h33.
São Paulo O australiano Julian Assange, fundador do WikiLeaks , participará de uma videoconferência sobre vigilância digital em São Paulo. O encontro é gratuito e acontecerá no dia 18 de setembro no Centro Cultural, localizado na zona sul da cidade.
Organizado pela Secretaria Municipal da Cultura de São Paulo e a editora Boitempo, o evento contará com três mesas de debates que discutirão temas referentes à liberdade, privacidade e o futuro da internet.Na conferência de encerramento, além de Assange, também estarão presentes na conferência Juca Ferreira, secretário municipal de Cultura do município, e Natália Viana, coordenadora da Agência Pública de Jornalismo Investigativo e responsável por divulgar os documentos vazados pelo WikiLeaks no Brasil.
Durante o debate, o ciberativista australiano falará a respeito do livro de sua autoria Cypherpunks: Liberdade e o futuro da internet, publicado este ano no país pela Boitempo.
Asilado na embaixada equatoriana em Londres desde agosto de 2012, Assange vive um imbróglio geopolítico. Ele é suspeito de cometer crimes sexuais na Suécia e, caso saia da residência diplomática, será extraditado pelo governo britânico.
Na opinião do ativista digital, as acusações são falsas e têm motivação política, como represália à divulgação de documentos secretos dos governos nacionais.
Recentemente, o WikiLeaks deu apoio a Edward Snowden, que vazou informações sobre ações de espionagem dos Estados Unidos. Em entrevista realizada na embaixada equatoriana, Assange afirmou que oex-consultor da agência NSAé um herói.