Tecnologia

Japão trabalha em vírus para defesa cibernética

Arma digital seria capaz de identificar e desabilitar ameaças

Ao entrar em ação, o programa procura as origens do ataque e prepara um contra-ataque  (Koichi Kamoshida/Getty Images)

Ao entrar em ação, o programa procura as origens do ataque e prepara um contra-ataque (Koichi Kamoshida/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de janeiro de 2012 às 21h35.

São Paulo - A companhia japonesa Fujitsu está trabalhando no desenvolvimento de um tipo de vírus de computador capaz de identificar e desabilitar ameaças virtuais, de acordo com informações do jornal Yomiuri Shimbun publicadas nesta quarta-feira. O diário aponta que o projeto, avaliado em 2,32 milhões de dólares, foi encomendado pelo Ministério de Defesa japonês em 2008.

O vírus, supervisionado pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento, tem como função principal atuar na defesa dos sistemas vitais para o Japão – como transporte e energia, por exemplo. Ao entrar em ação, o programa procura as origens do ataque e prepara um contra-ataque capaz de desativar os servidores inimigos.

A estratégia parece boa, mas tem uma falha: muitos invasores utilizam servidores de terceiros para realizar suas investidas. Nesse caso, o vírus pode desabilitar sistemas de uma empresa que não faz a mínima ideia de que suas máquinas estão sendo utilizadas em um ataque. Segundo o jornal, a Fujitsu não quis falar sobre o projeto.

Acompanhe tudo sobre:InternetAntivírusseguranca-digital

Mais de Tecnologia

Fones de condução óssea e abertos viraram febre entre quem corre e trabalha; veja 5 modelos

CNH digital e multas pelo celular: como usar a carteira no app e recorrer online

Como escolher plano de internet: velocidade real, fibra e o que é só marketing da operadora

Onde descartar celular, pilha e eletrônico velho: a logística reversa que quase ninguém usa