Tecnologia

iPhone 5 carregaria seu Mac inteiro

Informações divulgadas por site dão conta de que novo smartphone da Apple teria tecnologia capaz de autenticar e configurar computador sem a necessidade de fios

Nova geração do smartphone da Apple chega no ano que vem (Divulgação/Apple)

Nova geração do smartphone da Apple chega no ano que vem (Divulgação/Apple)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de setembro de 2011 às 10h38.

São Paulo – A Apple estaria traçando planos ambiciosos para sua próxima geração de iPhone, garantem os mais recentes rumores de Cupertino. Segundo esses boatos, o iPhone 5 poderá vir equipados com uma tecnologia que permitiria realizar pagamentos em lojas e carregar todas as configurações e dados de um Mac.

A notícia foi dada pelo site de tecnologia Cult of Mac, que afirma ter recebido detalhes do smartphone de uma fonte que preferiu não ser identificada.

Os aparelhos viriam com uma tecnologia wireless de curto alcance chamada Near Field Communication (NFC) que, literalmente, transformaria o iPhone 5 em uma e-wallet (carteira eletrônica). Bastaria aproximá-lo de terminais de pagamento especializados para realizar a compra do produto.

No entanto, o maior foco da Apple seria achar uma maneira de usar a tecnologia para permitir que usuários guardem suas configurações pessoais de Mac no smartphone.

Segundo a fonte, se os usuários tiverem um iPhone e um Mac, ambos equipados com chip NFC, poderão carregar todos os aplicativos, configurações e dados do computador e colocá-los em outra máquina da Apple. “O Mac se autentica com o iPhone, que contém muitas das informações que o computador precisa, como favoritos, senhas e outros dados”, disse a fonte. “O sistema então iria basicamente transformar qualquer computador da Apple no seu próprio – como se você estivesse trabalhando no seu computador. As mesmas configurações, visual, favoritos, preferências. Tudo estaria invisível. Seu iPhone seria tudo o que você precisa para desbloquear seu Mac”.

A fonte afirmou ainda que isso permitiria mostrar a mesma foto no desktop, as mesmas configurações de teclado e mouse e eventualmente, se estenderia a licenças de software e senhas para sites, como Facebook.

“Quando a pessoa se afastar com seu iPhone para longe do link de comunicação com o Mac, as configurações iniciais do Mac seriam restauradas. Toda comunicação e armazenamento de senhas fica no iPhone do usuário, não deixando nada guardado no computador”, prosseguiu a fonte.

A Apple se recusou a comentar e diz que não fala sobre especulações. No entanto, segundo informações do Telegraph, há fortes rumores de que a Apple estaria considerando a aquisição da Vivotech, uma empresa especializada em pagamentos pela tecnologia NFC.

Acompanhe tudo sobre:AppleCelularesEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaIndústria eletroeletrônicaiPhoneiPhone 5SmartphonesTecnologia da informaçãoTecnologias sem fio

Mais de Tecnologia

TikTok passa a testar vídeos de 60 minutos e acirra disputa com YouTube

Como tirar o online do WhatsApp no Android? Confira o tutorial no app

Como escanear documentos no seu smartphone sem instalar nada

Como descobrir uma fonte a partir da imagem pela internet

Mais na Exame