EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h43.
Menos de um mês após anunciar um investimento na Certisign, empresa de certificados digitais, a Intel Capital acertou a liberação de um financiamento para a Digitron, fabricante de placas-mãe para computadores. É a primeira vez que a empresa de capital de risco financia uma linha de produção no Brasil. As outras sete operações já contratadas no país estão voltadas ao acesso sem fio à banda larga, mobilidade digital e infra-estrutura de tecnologia da informação, entre outras.
Os detalhes do acordo não foram revelados pela Intel Capital. A companhia informou, apenas, que se trata de um financiamento conversível em ações da Digitron. "Nosso horizonte de investimento é de longo prazo. A intenção é investirmos e acompanharmos o desenvolvimento da Digitron", afirma David Thomas, diretor da Intel Capital para a América Latina. Segundo Thomas, o tempo médio de retorno desse tipo de operação é de cinco anos.
Atualmente, a empresa mantém 13 contratos de investimento na América Latina e o Brasil é o país com maior participação: oito acordos. De acordo com Thomas, a perspectiva positiva de expansão dos negócios da Digitron levou a empresa a liberar o financiamento. No ano passado, a Digitron faturou cerca de 30 milhões de dólares. A estimativa é que este valor dobre em 2005.
A produção de placas-mãe corrobora a projeção. Somente no primeiro semestre, foram fabricadas 530 000 unidades, mais do que toda a produção do ano passado 480 000 placas. "A empresa está operando a plena capacidade", diz Thomas.
Planos
O dinheiro investido pela Intel Capital servirá, sobretudo, para que a Digitron amplie em 50% sua capacidade instalada, passando de 2 milhões para 3 milhões de placas até 2006. A planta será construída em Manaus, onde a empresa já mantém uma fábrica. A Digitron possui, ainda, uma unidade em Ilhéus e sua sede administrativa está em São Paulo.
Parte dos recursos também sustentará a modernização de alguns equipamentos e a melhoria dos controles de qualidade. Pelo acordo, a Intel Capital também desenvolverá um programa de capacitação tecnológica, destinado a aprimorar os processos produtivos da companhia.