IBM quer usar supercomputador Watson para combater o câncer

Em parceria com consórcio da área de saúde, a IBM vai usar Watson para escanear mutações genéticas e descobrir o melhor tratamento para cada tipo de câncer

São Paulo - O supercomputador Watson vai ganhar em breve mais uma utilidade. Depois de vencer o programa de perguntas e respostas Jeopardy!, a criação da IBM vai encarar um novo desafio: auxiliar médicos no tratamento do câncer.

Atualmente, pacientes com a doença são tratados de acordo com a parte do corpo onde o tumor aparece. O problema disso é que o câncer não varia apenas em função da área onde se manifesta, mas também por conta de mutações genéticas.

A ideia da IBM é analisar como essas mudanças de DNA se relacionam e desenvolver tratamentos personalizados de câncer para cada paciente.

Nessa missão, a empresa de tecnologia contará com o apoio do New York Genome Center (NYGN), consórcio que reúne hospitais e escolas de medicina de Nova York.

Na prática

Na prática, a nova tarefa de Watson será realizada assim: o supercomputador irá escanear milhares de mutações presentes em cerca de 20 pacientes com glioblastoma (tipo de mais comum de tumor maligno no cérebro).

As informações serão reunidas num estudo e ficarão à disposição de médicos, que poderão usá-las para saber qual o melhor tratamento para cada tumor.

"O Watson pode ser usado, em vez de ganhar o Jeopardy!, para vencer o câncer", afirmou Bob Darnell, coordenador e diretor científico do NYGN, em entrevista ao site americano Fast Company.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, cerca de 8 milhões de pessoas morreram de câncer em 2012. Além de ser usado para ajudar no tratamento da doença, o Watson também pode chegar em breve às telas de tablets e smartphones.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.