Homem é preso por não revelar senha de pen-drive às autoridades
O serviço de inteligência britânico não conseguiu quebrar a criptografia do dispositivo
Lucas Agrela
Publicado em 15 de janeiro de 2014 às 14h39.
Um homem foi preso por não revelar a senha de um pen-drive às autoridades. O dispositivo foi obtido durante uma investigação anti-terrorista na cidade de Luton, que fica no sul da Inglaterra. Sua sentença será passar quatro meses na cadeia. As informações são da BBC.
Syed Hussain, 22, já havia sido preso por suspeita de envolvimento com um grupo que considerou atacar a uma reserva do exército local.
Hussain disse às autoridades que havia se esquecido da senha do pen-drive. Quando Hussain foi preso, em abril de 2012, a polícia apreendeu o dispositivo em sua casa. Mas eles descobriram que as informações do aparelho estavam protegidas por uma sofisticada tecnologia de criptografia. Nem mesmo a agência de inteligência britânica GCHQ conseguiu quebrar a proteção do pen-drive em 11 meses.
Recentemente, a Justiça notificou o advogado de Hussain de que ele seria investigado novamente, mas desta vez por fraude de cartões de crédito. Ele então rapidamente se lembrou da senha: $ur4ht4ub4h8, que é um jogo de palavras que se refere a um capítulo do Alcorão.
A polícia acessou o pen-drive e descobriu que ele continha informações relativas ao inquérito sobre a alegada fraude de cartões, mas nada relacionado a terrorismo ou a alguma ameaça à segurança nacional.