Tecnologia

HD StoreJet

As virtudes deste HD externo são o espaço para arquivos e a robustez. Ele oferece 1 TB para ser forrado de dados transferidos do PC pelas porás USB 2.0 ou 3.0. Nesta última, a cópia foi feita a 61,3 MB por segundo, uma taxa satisfatória, mas abaixo da média. O corpo do StoreJet 25H3P tem […]

DR

Da Redação

Publicado em 12 de março de 2012 às 16h06.

logo-infolab

As virtudes deste HD externo são o espaço para arquivos e a robustez. Ele oferece 1 TB para ser forrado de dados transferidos do PC pelas porás USB 2.0 ou 3.0. Nesta última, a cópia foi feita a 61,3 MB por segundo, uma taxa satisfatória, mas abaixo da média. O corpo do StoreJet 25H3P tem estrutura reforçada, revestimento de silicone e mecanismo de proteção do disco em caso de quedas. Apesar de o cabo do produto ter dois conectores USB na ponta a ser ligada no micro, no INFOlab funcionou perfeitamente conectado em apenas uma porta. 

 A velocidade de transferência relativamente baixa que o StoreJet apresentou nos nossos testes é compreensível. Embora a porta USB 3.0 possua uma velocidade potencial enorme, há pelo menos dois gargalos que precisam ser considerados durante situações real: a velocidade do disco em si e a banda das conexões SATA. No caso de nossos testes tanto o PC utilizado quanto o StoreJet utilizam discos de frequência 5400 RPM e SATA 3 Gbit/s. Tal configuração alongou o tempo de acesso aos arquivos (19,5 ms) e diminuiu a velocidade média de escrita (o já mencionado 61,3 MB/s). Apesar desses resultados, a gravação através da USB 2.0, que ainda faz parte da vida da maioria dos usuários, não foi muito diferente da média: 21,6 MB/s.

 Com efeito, observando as especificações e os resultados dos testes do StoreJet, é possível perceber que objetivo desse produto é sustentar-se no mercado focando nos atributos básicos de um HD. Enquanto a Kingston e a Seagate aposta em designs que fogem do comum, o StoreJet se destaca pela capacidade interna e pela resistência. No campo das conexões, por exemplo, esse HD não faz mais do que utilizar a USB 3.0. Não que tal escolha prejudique a versatilidade do drive sobremodo. A ubiquidade do USB e a velocidade da versão 3.0 reduzem as outras portas de dados a nichos bem especializados. Só para esclarecer um ponto: o cabo USB 2.0 macho só serve para suprir energia extra para o disco.

A instalação do StoreJet é, como em todo HD externo decente, um processo trivial. Como em outros discos da Transcend, esse produto vem com o software Elite, que traz algumas funções típicas dos drives periféricos atuais. Entre elas podemos citar os vários métodos de backup: sincronia com um pasta determinada pelo usuário, backup agendado, backup automático através de um botão, etc. Outros programas que merecem menção, embora não constituam nenhuma novidade são o Encrypt, que criptografa conjuntos de arquivos, e o RecoverX, que pode recupera dados corrompidos. 

 Além do espaço interno generoso, a principal característica do StoreJet é a resistência física. Esse HD se vale de três camadas de proteção: uma capa de silicone para absorver impactos e impedir deslizamentos; um invólucro mais espesso e rígido que a média; e uma suspensão interna reforçada. A Transcend promete que esse design satisfaz os critérios de resistência a quedas do exército americano. O StoreJet provavelmente não é forte o suficiente para acompanhar a rotina de um SEAL, mas basta olhar para ele para perceber que o ambiente doméstico não representa nenhum perigo para esse HD. O lado negativo de toda essa proteção é o peso extra (260 g) e as dimensões um pouco exageradas (8,1 x 13 x 2,8), mas não se trata de nada muito inconveniente.

Ficha técnica

Armazenamento1 TB
ConexãoUSB 3.0
Velocidade de gravação 61,3 MB/s
Peso 260 g

Avaliação técnica

PrósBoa capacidade; estrutura reforçada, revestimento de silicone e mecanismo de proteção do disco em caso de quedas;
ContrasGrande; relativamente pesado;
ConclusãoO StoreJet cumpre muito bem o papel de HD externo tradicional;
Média8.0
PreçoR$ 325
Acompanhe tudo sobre:HDs

Mais de Tecnologia

TikTok passa a testar vídeos de 60 minutos e acirra disputa com YouTube

Como tirar o online do WhatsApp no Android? Confira o tutorial no app

Como escanear documentos no seu smartphone sem instalar nada

Como descobrir uma fonte a partir da imagem pela internet

Mais na Exame