Tecnologia

Google Maps ajuda homem a reencontrar família perdida

Há 26 anos, homem se perdeu da família em uma estação de trem na Índia. Graças ao Google, ele conseguiu encontrar o caminho de volta para os braços de sua mãe


	Saroo Brierley reencontra sua mãe após 26 anos: com a ajuda de ferramentas do Google, Brierley conseguiu voltar para casa
 (Reprodução/Exame.com)

Saroo Brierley reencontra sua mãe após 26 anos: com a ajuda de ferramentas do Google, Brierley conseguiu voltar para casa (Reprodução/Exame.com)

Gabriela Ruic

Gabriela Ruic

Publicado em 16 de outubro de 2013 às 11h36.

São Paulo – Há 26 anos, Saroo Brierley se perdeu de seu irmão em uma grande estação de trem na Índia. Apesar de triste, sua história teve um final feliz graças ao Google. Com a ajuda do Google Maps, Google Earth e algumas memórias, Brierley conseguiu reencontrar sua família, que seguia morando na casa em que ele viveu quando criança.

Brierley na época tinha quase 5 anos de idade e acabou separado de sua família depois que seu irmão lhe pediu para esperar por ele em determinado ponto de uma estação de trem, pois ele logo retornaria.

Cansado, o menino resolveu tirar um cochilo dentro de um vagão aparentemente abandonado. Acordou no dia seguinte, com o trem em movimento e seguindo para um destino desconhecido.

Décadas depois, na Austrália, país no qual reside após ter sido adotado por outra família, Brierley percebeu que poderia usar as ferramentas de geolocalização do Google para tentar encontrar a família perdida. Era como procurar uma agulha no palheiro. E a agulha estava lá.


O jovem arregaçou as mangas para tentar determinar o seu caminho de volta. Circulei a estação de trem de Calcutá, tracei um raio no seu entorno e finalmente me deparei com trilhos de trem que me levaram até outra estação. E esta outra estação, para sua surpresa, era muito parecida com aquela que seguia viva em sua memória.

Certo de que tinha boas pistas em mãos, o jovem resolveu ir pessoalmente até a cidade, munido das informações do Google Maps e de suas lembranças. Conseguiu chegar até uma casa simples e na qual se deparou com três senhoras. Uma delas era sua mãe e ele a reconheceu imediatamente.

Após um longo abraço, sua mãe entrou em casa para ligar para seus irmãos contando a boa nova. Segundo Brierley, a família se reuniu e dias depois ele voltou para a Austrália. Tudo ficou bem e agora posso ajudar a minha mãe, que irá viver o resto da sua vida em paz.

A história de Brierley virou um vídeo, em inglês e sem legendas, que pode ser conferido abaixo. 

//www.youtube.com/embed/UXEvZ8B04bE

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleGoogle EarthGoogle MapsInternetTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Ciberataques causam colapso em hospitais do Reino Unido

Oracle encerra negócio de publicidade após queda de receita

Seu iPhone será atualizado? Confira a lista de quais modelos vão receber o novo iOS 18

A Apple conseguirá salvar o Vision Pro?

Mais na Exame