Google homenageia a artista Tarsila do Amaral

O logotipo do Google foi alterado para homenagear a artista plástica brasileira Tarsila do Amaral, que completaria 125 anos hoje
O logotipo do Google foi alterado para ficar com a aparência de uma pintura de Tarsila do Amaral, nascida em 1º de setembro (Reprodução)
O logotipo do Google foi alterado para ficar com a aparência de uma pintura de Tarsila do Amaral, nascida em 1º de setembro (Reprodução)
M
Monica CampiPublicado em 07/09/2011 às 13:27.

São Paulo – O logotipo de hoje do Google presta uma homenagem à pintora e desenhista brasileira Tarsila do Amaral. O Doodle de hoje, como é conhecido o logo do Google, é em homenagem ao 125º aniversário de Tarsila e está disponível nas versões em português e inglês do site.

A artista, que nasceu em 1º de setembro de 1886 na Fazenda São Bernardo, em Capivari, no interior do estado de São Paulo, foi uma das expoentes do movimento modernista no Brasil. Tarsila iniciou a carreira de artista em 1917 e foi para França estudar pintura. Ao retornar para o Brasil, em 1922, teve contato com outros artistas como Anita Malfatti e Oswald de Andrade (com quem viria a se casar depois) e deu início ao Movimento Antropofágico nas artes plásticas.

Entre suas obras mais famosas e conhecidas mundialmente estão o quadro Abaporu (que originou o movimento antropofágico) e Operários, pintura considerada por Tarsila como sua favorita. Em 1930, Tarsila foi nomeada conservadora da Pinacoteca do Estado de São Paulo, o primeiro museu de artes paulista. A artista morreu em 17 de janeiro de 1973, após longo período de depressão.