Tecnologia

Google fica fora do ar com mensagem estranha

Site exibe imagem de anime e mostra mensagem dizendo que é uma boa hora para morrer

Defacement: interface do Google.com apresentava imagem acima (Exame.com)

Defacement: interface do Google.com apresentava imagem acima (Exame.com)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 3 de janeiro de 2017 às 15h38.

Última atualização em 3 de janeiro de 2017 às 16h57.

São Paulo – O Google ficou fora do ar na tarde desta terça-feira (03). A interface do buscador foi alterada e exibia uma imagem de anime e uma mensagem: "É um ótimo momento para morrer".

A autoria do ataque é reivindicada por um hacker (ou um grupo) chamado Kuroi'SH. O texto ainda faz menção a outros hackers como forma de agradecimento.

O ataque tirou do ar o buscador e outros serviços como o Google Maps, o Tradutor e o Google Flights. O YouTube segue funcionando, assim como a rede social Google+.

EXAME.com pode constatar que o problema atingiu usuários de diversas cidades brasileiras, entre elas São Paulo, Rio de Janeiro e Recife.

Procurado, o Google não se pronunciou oficialmente sobre o caso.

O ataque sofrido é conhecido como "defacement", quando a interface de um site é substituída por outra. Esse tipo de recurso normalmente é usado por ativistas para espalhar mensagens de protesto. Desta vez, no entanto, nenhuma mensagem foi propagada no ataque.

Na segunda quinzena de dezembro, o Google sofreu um ataque ao seu DNS em Bangladesh, segundo o IB Times. Em agosto do ano passado, uma mensagem similar apareceu após um ataque de hackers direcionado ao site da operadora Tim.

Atualização: Os serviços do Google que estavam fora do ar voltaram a funcionar. O Google Brasil enviou um posicionamento oficial sobre o caso por e-mail a EXAME.com. Leia-o na íntegra a seguir:

Alguns usuários de internet no Brasil tiveram problemas ao acessar o google.com.br devido a um comprometimento de servidores DNS: ou seja, a alteração maliciosa das configurações de direcionamento desses servidores, levando o usuário a um site diferente do que ele pretende acessar. O Google não é responsável pelos servidores de DNS afetados, por isso notificou os administradores, que corrigiram o problema em 30 minutos. Os usuários ainda afetados podem fazer a troca do servidor DNS de sua rede, já que não há nenhum comprometimento do sistemas do Google. O DNS Público do Google pode ser uma alternativa. Veja como configurar sua rede neste link (em inglês).

Acompanhe tudo sobre:GoogleHackersseguranca-digital

Mais de Tecnologia

Black Friday: 5 sites para comparar os melhores preços

China acelera integração entre 5G e internet industrial com projeto pioneiro

Vale a pena comprar celular na Black Friday?

A densidade de talentos define uma empresa de sucesso; as lições da VP da Sequoia Capital