Farol inteligente da Ford ilumina curvas perigosas e avisa sobre pessoas na pista
A imagem do objeto rastreado aparece, em tempo real, em uma tela dentro do veículo da Ford envolto por um retângulo amarelo ou vermelho, dependendo do risco de acidente
Rafael Kato
Publicado em 20 de julho de 2015 às 12h32.
Um novo sistema de faróis para carros desenvolvido pela fabricante americana Ford reconhece e ilumina automaticamente curvas perigosas, pessoas e animais na pista, assim como o caminho correto a ser seguido em rotatórias.
Criado pelo centro de pesquisa e inovação da montadora na cidade de Aachen, na Alemanha, o novo Front Lighting System ("Sistema de Iluminação Frontal" na tradução do inglês) utiliza uma câmera de infravermelho na grade dianteira do veículo para localizar e acompanhar pessoas e animais a uma distância de até 120 metros depois, feixes de luz independentes são projetados sobre o alvo.
A imagem do objeto rastreado aparece, em tempo real, em uma tela dentro do veículo envolto por um retângulo amarelo ou vermelho, dependendo do risco de acidente. O sistema também reconhece dois objetos diferentes em distâncias distintas, como mostra a imagem abaixo.
"Muitas pessoas que dirigem à noite têm de reagir rapidamente a alguém ou a algo que surja do nada na estrada. O novo sistema garante que o motorista seja alertado rapidamente sobre pessoas ou animais que possam representar um perigo", disse, em comunicado, Ken Washington, vice-presidente de Pesquisa e Engenharia Avançada da Ford.
A inovação consegue também se conectar ao GPS integrado do carro, iluminando a rota correta a ser seguida em cruzamentos confusos ou rotatórias. Se o GPS não estiver disponível por alguma razão, a câmera detecta as marcações da pista e prevê a curvatura da rodovia, iluminando-a. Ainda em fase experimental, a tecnologia deve ser disponibilizada aos consumidores em breve, segundo a Ford.