Tecnologia

Facebook testa feed de notícias "alternativo"

O novo recurso vai reunir postagens, fotos e vídeos de pessoas desconhecidas, que o usuário não é amigo ou segue

Facebook: na prática, o novo recurso deve funcionar por meio de uma análise de curtidas e de um mapeamento do que é popular na rede de amigos (foto/Getty Images)

Facebook: na prática, o novo recurso deve funcionar por meio de uma análise de curtidas e de um mapeamento do que é popular na rede de amigos (foto/Getty Images)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 6 de abril de 2017 às 16h13.

São Paulo - Alguns usuários do Facebook pelo mundo, inclusive no Brasil, tiveram uma surpresa ao acessar a rede social na quinta-feira, 30.

Um ícone de foguete apareceu no aplicativo ao lado do botão que permite acesso ao feed de notícias. Muitas pessoas comentaram nas redes sociais que já viram o novo símbolo, mas ainda não entendem bem o porquê.

O novo recurso dá acesso a uma versão alternativa do feed de notícias, que vai reunir postagens, fotos e vídeos de pessoas desconhecidas, que o usuário não é amigo ou segue.

Normalmente, só quem escolheu experimentar novas funções do Facebook recebe as atualizações antes dos demais usuários, mas nesse caso a empresa disponibilizou o novo recurso para pessoas aleatórias que usam o aplicativo tanto no sistema operacional Android como no iOS.

Na prática, o novo recurso deve funcionar por meio de uma análise de curtidas e de um mapeamento do que é popular na rede de amigos, que vai permitir ao Facebook sugerir conteúdos similares ao que acredita ser o gosto do usuário.

Trata-se de um recurso de descoberta de novos conteúdos e usuários, como o Moments do Twitter, onde os usuários podem seguir notícias e tópicos atuais.

Apesar dos avançados algoritmos que buscam deixar as pessoas engajadas na rede, o Facebook não tinha feito esforços até agora para recomendar conteúdo para os usuários, ele só mostrava informações de fontes curtidas e seguidas pelas pessoas.

Não é a primeira vez que a empresa testa uma função desse tipo: recentemente, um ícone de quadrado apareceu na rede social, que só estava disponível para alguns usuários de Android.

Acompanhe tudo sobre:FacebookRedes sociais

Mais de Tecnologia

Suprema Corte dos EUA examina caso de proibição do TikTok

Pequim lança tecnologias para facilitar pagamentos de estrangeiros no aeroporto

Vendas da TCL na América do Norte devem crescer 30% em 2025

Com menos moderação, Meta já tinha plano de 'cuidado com posts' para grandes anunciantes, diz jornal