Tecnologia

Facebook instala laboratório de inovação em Heliópolis

Apenas cinco mil comerciantes locais já fazem uso da ferramenta para fins profissionais e o projeto visa encorajar o empreendedorismo

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de março de 2015 às 22h02.

São Paulo - O Facebook inaugura hoje (17) seu primeiro laboratório de inovação na comunidade de Heliópolis, em São Paulo. A iniciativa faz parte do projeto ‘Facebook na Comunidade’, que visa levar capacitação sobre a plataforma, empreendedorismo e marketing digital para comunidades brasileiras.

O espaço conta com 15 computadores que poderão ser utilizados pelos interessados no curso oferecido pelo Facebook, em pareceria com o Sebrae e o IAB Brasil.

O laboratório é vitalício para a comunidade e também terá utilização livre quando não houver aulas de capacitação. A iniciativa se tornou possível por conta de uma parceria entre o Facebook e a UNAS, associação dos moradores de Heliópolis.

Além do espaço, o projeto também conta com seis multiplicadores de conhecimento, residentes de Heliópolis, que levarão informações sobre Facebook e empreendedorismo para os comerciantes da comunidade que não puderem frequentar as aulas.

"Estamos muito contentes em entregar o espaço para a comunidade de Heliópolis. Este é o pontapé inicial para colocarmos em prática o nosso projeto de capacitação nas comunidades brasileiras. A partir da experiência que tivermos na região, nossa intenção é estimular o empreendedorismo em outras localidades no Brasil", explicou Patrick Hruby, diretor geral para Micro e Pequenas Empresas do Facebook para América Latina.

De acordo com pesquisa realizada pelo Facebook no local, atualmente quase 90% da população de Heliópolis usa a plataforma. Embora a comunidade seja muito ativa, com mais de cinco mil comerciantes locais, 86% deles ainda não tem uma página e ainda não descobriram como podem aumentar seus negócios por meio do Facebook.

Cleide Alves, presidente da UNAS, comemorou a iniciativa. "A parceria com o Facebook contribui para desenvolvimento local por meio do fortalecimento de negócios locais com a formação dos pequenos empreendedores, contribuindo para o compromisso com a educação e desenvolvimento integral da comunidade".

Além das aulas ‘Facebook para Negócios’, fazem parte do curso oferecido palestras sobre empreendedorismo, que serão feitas pelo Sebrae e abordarão temas como finanças e gestão. Marketing digital também é outra temática que está na grade do curso, que será ministrada pelo IAB Brasil.

O evento de abertura do laboratório contou com a presença de Aldo Rebelo, Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação; Roberto Agune, coordenador de Inovação em Governo da Secretaria do Planejamento e Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo; Nádia Campeão, vice-prefeita de São Paulo; e Virgílio Almeida, Secretário de Política de Informática.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas de internetEmpresas americanasFacebookRedes sociaisInternetempresas-de-tecnologiacidades-brasileirasMetrópoles globaisSão Paulo capitalLaboratóriosFavelas

Mais de Tecnologia

Big Techs tentam driblar taxa de Trump para profissionais estrangeiros

Discord vai exigir verificação de idade para liberar conteúdo

Depois de duas décadas, Brasil se aproxima de ter foguete próprio

MrBeast quer ser o guru das finanças da geração alpha