Exame Logo

Facebook disponibiliza módulos de inteligência artificial para uso público

Melhorias prometem acelerar algoritmos de reconhecimento de fotos e vídeos até 23 vezes

Facebook (Getty Images)
DR

Da Redação

Publicado em 16 de janeiro de 2015 às 13h20.

Por trás do Facebook que você utiliza todos os dias, com fotos de amigos e atualizações de páginas, há um oceano de código e algoritmos avançadíssimos que sustentam todas as funcionalidades da rede social. Os engenheiros da empresa gastam muito tempo solucionando problemas complexos, e alguns desses avanços de engenharia, considerados úteis para toda a comunidade de desenvolvedores, acabam disponibilizados publicamente. Esse foi o caso de alguns módulos de inteligência artificial, publicados pelo laboratório de IA do Facebook.

"O progresso na ciência e na tecnologia acelera quando cientistas compartilham não apenas seus resultados, mas também ferramentas e métodos", diz a companhia em um comunicado. "Essa é uma das razões pelas quais o Facebook AI Research (FAIR) está comprometido com a ciência aberta e com a divulgação de suas ferramentas."

Veja também

Os módulos disponibilizados pelo Facebook melhoram o desempenho do Torch, um ambiente de desenvolvimento popular na área de inteligência artificial, principalmente para reconhecimento de fotos e vídeos, e utilizado por empresas como Google, Twitter e Intel. Com essa atualização, a velocidade dos algoritmos aumenta 23 vezes, segundo a pesquisa divulgada nesta sexta-feira (16).

Isso também representa vantagens em custos. Uma rotina que custa 1 dólar em poder de processamento de um servidor passa a custar menos de 5 centavos de dólar. Especialistas ouvidos peloThe Verge lembram que essa novidade será muito bem-vinda por startups que trabalham com o Torch, para as quais os custos operacionais representam um ponto especialmente delicado.

Esse não é o primeiro lote de código publicado pelo Facebook. Outros softwares amplamente utilizados por desenvolvedores e nascidos no campus da empresa incluem o Apache Cassandra e o HipHop Virtual Machine.

O comunicado completo pode ser lido na página do FAIR.

Acompanhe tudo sobre:AlgoritmosEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaFacebookINFOInteligência artificialInternetRedes sociaisRobótica

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Tecnologia

Mais na Exame