Tecnologia

Facebook compra 750 patentes da IBM, diz fonte

As 750 patentes da IBM abrangem um amplo espectro de tecnologia, de ferramentas de busca a semicondutores, de acordo com uma fonte próxima ao assunto

O incidente afetou tanto o facebook.com quanto os aplicativos para celulares e tablets
 (Leon Neal/AFP)

O incidente afetou tanto o facebook.com quanto os aplicativos para celulares e tablets (Leon Neal/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de março de 2012 às 17h55.

Los Angeles - O Facebook adquiriu centenas de patentes da IBM num esforço para ampliar seu portfólio de propriedade intelectual pouco após um processo do Yahoo.

As 750 patentes da IBM abrangem um amplo espectro de tecnologia, de ferramentas de busca a semicondutores, de acordo com uma fonte próxima ao assunto. Uma porta-voz do Facebook disse que a empresa não tinha comentários sobre a questão, e um representante da IBM não pode ser imediatamente contatado.

O Yahoo processou o Facebook no início deste mês, acusando a rede social de infringir dez patentes, incluindo várias relacionadas a tecnologia de anúncios digitais.

Uma defesa comum utilizada por empresas acusadas de infringir patentes é ameaçar um contra-processo utilizando-se de suas próprias patentes. Mas o Yahoo possui muito mais patentes do que o Facebook. Antes da transação da IBM, o Yahoo tinha mais de 3,3 mil patentes e aplicações de patentes publicadas, de acordo com um banco de dados do governo dos Estados Unidos.

O Facebook havia registrado 56 patentes e 503 aplicações até 31 de dezembro, disse a empresa num documento registrado no Securities and Exchange Comission, regulador do mercado de capitais do país.

O Facebook, maior serviço de redes sociais do mundo, está preparando uma oferta pública inicial (IPO) que poderia valorar a empresa em até 100 bilhões de dólares.

Não está claro quanto o Facebook pagou pelas patentes da IBM, mas empresas de tecnologia que buscam ampliar seus portfólios elevaram os preços de propriedade intelectual. O Google concordou em comprar a Motorola Mobility no último verão por 12,5 bilhões de dólares, e disse que as patentes da empresa eram um dos maiores atrativos.

O acordo surge após a Nortel Networks vender cerca de 6 mil patentes a um consórcio liderado pela Apple por 4,5 bilhões de dólares, após o Google abrir mão de sua oferta.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaFacebookIBMInternetPatentesRedes sociaisServiçosTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Dez anos de Spotify no Brasil: o app que extinguiu a pirataria e virou sinônimo de música

O que esperar do balanço da Nvidia, a mais nova queridinha de Wall Street

Quatro operadoras da China se unem para oferecer roaming 5G entre redes

Colher elétrica promete 'temperar' alimento sem utilizar mais sal

Mais na Exame