Tecnologia

EUA testa comunicação entre carros contra acidentes

O programa financiado pelo governo americano permitirá que os veículos "conversem" entre si em tempo real, evitando colisões e melhorando o trânsito


	Placa de Wi-Fi gratuito: os veículos participantes estão equipados com dispositivos wireless que avisam os motoristas de perigos específicos
 (John Moore/Getty Images/AFP)

Placa de Wi-Fi gratuito: os veículos participantes estão equipados com dispositivos wireless que avisam os motoristas de perigos específicos (John Moore/Getty Images/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de agosto de 2012 às 12h41.

Washington - Uma tecnologia wireless dedicada a reduzir o número de acidentes de trânsito começou a ser testada nesta terça-feira nos Estados Unidos, em um programa financiado pelo governo federal americano.

O departamento de Transportes explicou que o programa testado na cidade de Ann Arbor, em Michigan, permitirá que os veículos "conversem" entre si em tempo real, evitando colisões e melhorando o trânsito.

O secretário dos Transportes, Ray LaHood, lançou a segunda fase do programa Safety Pilot no campus da Universidade de Michigan: "esta tecnologia de última geração oferece uma promessa real para melhorar a segurança e a eficiência em nossas estradas, e é uma combinação vencedora para os motoristas de todo os Estados Unidos".

O programa, coordenado pelo Instituto de Pesquisas do Transporte da Universidade de Michigan (UMTRI) é o primeiro a testar esta tecnologia de comunicação entre veículos no mundo real.

Os carros, caminhões e ônibus que participam do programa estão equipados com dispositivos wireless que avisam os motoristas de perigos específicos, como uma colisão iminente em um cruzamento sem visibilidade, a partir da posição dos vários veículos.

Durante o teste, os dispositivos recolherão informações sobre a operacionalidade e a efetividade do sistema para reduzir acidentes.

A primeira fase do programa mostrou que 90% dos motoristas que utilizaram a tecnologia obtiveram benefícios de segurança.

Acompanhe tudo sobre:acidentes-de-transitoEstados Unidos (EUA)mobilidade-urbanaPaíses ricosTrânsitoWi-Fi

Mais de Tecnologia

Vício em TikTok? O que é 'brainrot' e por que o termo está tão em alta

Mais 168 cidades podem ter internet 5G a partir de sexta-feira; veja a lista

Carros autônomos: os robotáxis começam a virar realidade para a Waymo, do Google

Empresa chinesa avança em tecnologia quântica com novo termômetro de óxido de rutênio

Mais na Exame