Tecnologia

ESA lança satélite que vigiará níveis de gases na atmosfera

Este satélite inclui uma ferramenta chave e inovadora, Tropomi, que é capaz de cartografar a terra durante as 24 horas do dia

A decolagem aconteceu às 11h27 hora holandesa (6h27, em Brasília) desde o cosmódromo de Plesetsk, no norte da Rússia (ESA/Divulgação)

A decolagem aconteceu às 11h27 hora holandesa (6h27, em Brasília) desde o cosmódromo de Plesetsk, no norte da Rússia (ESA/Divulgação)

E

EFE

Publicado em 13 de outubro de 2017 às 09h20.

Haia - O satélite Sentinel-5P, uma nova missão do programa de monitoramento da terra Copérnico, foi lançado nesta sexta-feira ao espaço para vigiar os níveis de gases na atmosfera, segundo foi possível acompanhar desde a Agência Espacial Europeia (ESA) em Noordwijk, sul da Holanda.

"Trata-se de um satélite que medirá os gases no globo terrestre completo. É um instrumento calibrado em todas suas peças, através do qual será capaz medir e comparar os níveis de poluição da Europa com os da China ou Estados Unidos", explicou hoje o cientista Pieternel Levelt, membro da equipe Sentinel-5P.

A decolagem aconteceu às 11h27 hora holandesa (6h27, em Brasília) desde o cosmódromo de Plesetsk, no norte da Rússia.

Este satélite inclui uma ferramenta chave e inovadora, Tropomi, que é capaz de cartografar a terra durante as 24 horas do dia, o que permitirá medir os níveis de poluição e de gases de efeito estufa.

Os dados recolhidos por este satélite poderão ser usados tanto pelos cientistas, que tentarão aumentar seus conhecimentos sobre a contaminação do ar e os níveis de gases na atmosfera, como pelas diferentes instituições na tomada de decisões sobre a mudança climática.

Acompanhe tudo sobre:Meio ambienteHolandaAstronomia

Mais de Tecnologia

Samsung quer reinventar o celular — mas cobra caro por isso

Pesquisadores de Pequim desenvolvem chip de alta precisão para aplicações em IA

Meta fecha uma das maiores aquisições de sua história ao comprar startup chinesa de IA

Brasileiro lança startup que promete pagar usuários por dados usados por IAs