EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h44.
Neste ano, as grandes companhias devem consolidar a tendência de aumento dos investimentos na área de tecnologia da informação (TI). Essa retomada começou em 2004, após três anos de forte contenção dos recursos para o setor. A conclusão é de pesquisa da IDC Brasil, consultoria especializada em TI, realizada junto às 500 empresas do ranking Melhores e Maiores de EXAME (se você é assinante, leia as reportagens da edição Melhores e Maiores 2004 de EXAME).
A IDC Brasil constatou que 90% das 139 empresas entrevistadas pretendem aumentar ou, pelo menos, manter seus orçamentos de TI neste ano. De acordo com o estudo, isso demonstra uma clara confiança das empresas quanto à manutenção da estabilidade macroeconômica, o que estimula o retorno dos investimentos. A integração e melhoria de processos será a prioridade dos projetos segundo 43% das companhias entrevistadas. As empresas irão investir especialmente em operações de logística e produção.
A IDC Brasil aponta que, antigamente, a tecnologia de informação era vista apenas como uma área de apoio técnico-operacional. Agora, está cada vez mais incorporada à estratégia de negócios da empresa.