Tecnologia

Empresa brasileira quer concorrer com Dropbox no setor corporativo

Criado pela b-datum, o MeuDisco tem como grande diferencial o fato de estar hospedado no Brasil; aproximação colabora para agilizar a transferência de dados

nuvem (Reprodução / MeuDisco.com.br)

nuvem (Reprodução / MeuDisco.com.br)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de agosto de 2014 às 16h04.

A empresa brasileira b-datum quer conquistar espaço no mercado de serviços de armazenamento em nuvem, que já tem presença forte de Dropbox, Google e Microsoft. E para isso, contará com um novo produto, feito “a pedido dos clientes”, conforme explicou a INFO Thiago Rondon, CEO da companhia

Chamado de MeuDisco, o serviço guarda como diferencial principal o fato de estar todo hospedado no Brasil. Em teoria, a medida de “aproximação” entre clientes e servidores reduz a latência e agiliza a comunicação entre os dois lados, aumentando a velocidade das taxas de download entre três e quatro vezes, segundo Rondon.

Essa agilidade teórica vale também para o plano gratuito oferecido pelo produto, outro ponto interessante. Ainda que limitado – serve para apenas três usuários, dá 2 GB de espaço e limita os downloads dirários a 250 MB –, a empresa garante que ele não perde em desempenho, podendo atender necessidades bem básicas.

Os outros quatro planos, todos pagos, começam nos 100 reais mensais e vão até 350 reais/mês, oferecendo de 100 GB a 1 TB de capacidade de armazenamento remoto, entre outros recursos.

Essas funcionalidades incluem a capacidade de o cliente criar um domínio personalizado, que pode tornar mais fácil o acesso dos dados compartilhados. Rondon explicou que o endereço, ainda customizável na parte visual (no plano de 200 reais/mês), tem acesso controlado, com nomes de usuários e senhas, gerenciamento de IP e geração de logs para administradores. São medidas padrão de segurança, sempre bem-vindas e presentes, de sua maneira, também no Dropbox, no Google Drive e em outra soluções.

Fora isso, o executivo afirmou que a estrutura do sistema é baseada nos Amazon Web Services (AWS), uma das soluções de computação em nuvem mais populares atualmente. Ela serve como base também para os outros “braços” da b-datum, que nasceu como uma espécie de seguradora de dados, e deve garantir certa estabilidade à nova iniciativa.

Acompanhe tudo sobre:Computação em nuvemDellDropboxEmpresasEmpresas americanasINFO

Mais de Tecnologia

TikTok passa a testar vídeos de 60 minutos e acirra disputa com YouTube

Como tirar o online do WhatsApp no Android? Confira o tutorial no app

Como escanear documentos no seu smartphone sem instalar nada

Como descobrir uma fonte a partir da imagem pela internet

Mais na Exame