Elon Musk diz que renda básica será a forma de mitigar o impacto de robôs
A defesa de tal política econômica surgiu no momento em que o bilionário anunciava o desenvolvimento de um androide capaz de exercer trabalhos de rotina
André Lopes
Publicado em 20 de agosto de 2021 às 18h02.
Última atualização em 20 de agosto de 2021 às 18h20.
No mesmo evento no qual Elon Musk anunciou que a Tesla terá um projeto para desenvolver um robô humanoide movido por inteligência artificial (IA), o bilionário defendeu a renda básica universal como uma saída para o desemprego gerado por máquinas como as idealizadas por sua companhia.
O cenário foi dado pelo próprio magnata: o Tesla Bot, como chamará o humanoide inteligente, fará "tarefas perigosas, repetitivas e chatas" para que os humanos não precisassem fazê-las. Logo, reconhece Musk, uma renda garantida por quem atuava em funções do tipo provavelmente será necessária.
"Essencialmente, no futuro, o trabalho físico será uma escolha", disse o empresário durante a apresentação. “É por isso que acho que no longo prazo será necessária uma renda básica universal”, acrescentou. Musk disse que o robô será "amigável" e que, se sua criação correr conforme o planejado, vai ocupar o emprego de muitas pessoas.
A Tesla planeja ter um protótipo do Tesla Bot pronto em 2022. Projetos de renda básica pelo mundo devem demorar muito mais que o calendário da montadora de carros elétricos.
Assista à apresentação completa: