Bilionário Richard Branson decolou ao espaço neste domingo; veja ao vivo
O bilionário Richard Branson, da Virgin Atlantic, decolou neste domingo, 11. A partida foi adiada por pouco mais de uma hora devido ao mau tempo
Carolina Riveira
Publicado em 11 de julho de 2021 às 10h57.
Última atualização em 11 de julho de 2021 às 16h26.
O bilionário Richard Branson concluiu com sucesso sua rápida ida ao espaço neste domingo, 11, se tornando o primeiro a viajar a bordo de uma aeronave de sua própria empresa.
A aeronave deixou a base da companhia fabricante, a Virgin Galactic, no Novo México, nos Estados Unidos, por volta das 11h40 no horário de Brasília (8h40 no horário local do Novo México).
A decolagem estava inicialmente marcada para 10h no horário de Brasília, mas foi adiada por pouco mais de uma hora devido ao mau tempo. O voo transcorreu sem grandes problemas, e foi transmitido ao vivo.
Branson fundou a Virgin Galactic com ambições espaciais há 17 anos. A companhia de voos espaciais faz parte do grupo Virgin, também fundado por Branson em 1970, que inclui voos comerciais de aviação, mídia e outros negócios.
Com a viagem de hoje, o britânico busca impulsionar a incipiente indústria do turismo espacial. O objetivo é convencer futuros clientes a também tentar a sorte na experiência, apesar dos riscos ainda inevitáveis.
Assista à transmissão ao vivo pela Virgin Galactic ( veja abaixo )
Outro objetivo da decolagem de Branson hoje, dizem as más línguas, ultrapassar seu concorrente, o americano Jeff Bezos, fundador da Amazon e da empresa espacial Blue Origin.
Bezos também tem viagem marcada para o espaço nas próximas semanas. Ao antecipar sua partida, Branson deve arrebatar-lhe o título de primeiro bilionário a cruzar a fronteira espacial.
O fundador da Tesla e da SpaceX, outra empresa no ramo espacial, Elon Musk, esteve com Branson nesta manhã, segundo postagem do fundador da Virgin Galactic no LinkedIn.
Musk já havia anunciado no Twitter que assistiria à decolagem neste domingo. "Vou te ver lá para lhe desejar boa sorte", disse a Branson.
O voo, chamado de VSS Unity, transporta a primeira tripulação completa da empresa a mais de 80 quilômetros acima da Terra.
"Mal posso esperar", disse Branson ao programa norte-americano Today . "Naquele momento, teremos nos tornado astronautas. Vou me beliscar e me beliscar várias vezes."
Histórico espacial
Outros bilionários já estiveram no espaço na década de 2000, mas a bordo de foguetes russos.
Hoje, a viagem não começou com um foguete, mas com um enorme avião que transportará a espaçonave. Depois de decolar de uma pista tradicional, o avião, dirigido por dois pilotos, tomará altura por cerca de uma hora.
Presa à parte inferior do avião está a espaçonave VSS Unity - uma cópia do modelo SpaceShipTwo - com dois outros pilotos e quatro passageiros a bordo: Richard Branson e três funcionários de sua empresa.
A uma altitude de cerca de 15 quilômetros, a nave - do tamanho de um jato particular - vai então se soltar e acionar seu motor para uma subida supersônica a uma altura de mais de 80 quilômetros, o limite estabelecido nos Estados Unidos para a fronteira espacial.
Com o motor desligado, os passageiros poderão se soltar de seus assentos e flutuar por alguns minutos sem gravidade, admirando a curvatura da Terra de uma das 12 janelas da cabine.
Depois de atingir uma altitude máxima de cerca de 90 km, a espaçonave planará.