Computador socialista é parte do legado de Hugo Chávez

Entre as iniciativas de Hugo Chávez na Venezuela está o computador bolivariano, um PC de baixo custo que roda software livre

São Paulo — Nem a tecnologia escapou da direção ideológica do governo de Hugo Chávez na Venezuela. Uma de suas criações é o “computador bolivariano”, uma linha de PCs de baixo custo que rodam software livre. Chávez, que governou o país durante 14 anos, morreu nesta terça-feira em Caracas.

Os computadores bolivarianos são produzidos pela VIT, empresa criada em 2005 com controle estatal e um sócio chinês, a Inspur. Em seu site na web, a VIT se apresenta como “empresa socialista de fabricação e serviços”, deixando claro seu objetivo ideológico. A empresa afirma que fabricou 240 mil unidades em 2012.

O site da VIT descreve uma linha de produtos que inclui PCs de mesa e notebooks, geralmente com configuração modesta. Esses computadores saem da fábrica com o sistema operacional Canaima, variante local do Linux Debian. O software gratuito, o hardware enxuto e o fato de a fábrica ficar numa zona franca deveriam resultar em produtos extremamente baratos, capazes de promover a inclusão digital. 

Mas os preços não são tão baixos assim. O modelo mais barato é um netbook que custa o equivalente a 700 reais. Tem tela de 10 polegadas e apenas 1 gigabyte de memória. O mais caro é um PC do tipo tudo-em-um, com tela de 23 polegadas e preço equivalente a 2 mil reais. 

A VIT também vende tablets. Eles têm processador Intel Atom, chip típico de netbooks. Vêm com o sistema Linux Debian, uma escolha incomum para um tablet, mas também podem rodar o Windows 7. A tela é de 11,6 polegadas. Resumindo, são dispositivos que lembram os tablets de quatro anos atrás, anteriores ao iPad.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.