Como Michael Jackson inventou sapatos antigravidade

O rei do pop inventou um sapato que o permitisse repetir a cena icônica do clipe Smooth Criminal em suas apresentações ao vivo

São Paulo - Em 1987, na preparação para clipe de "Smooth Criminal", o cantor Michael Jackson criou uma coreografia que virou uma de suas marcas registradas.

Aparentemente desafiando a gravidade, o rei do pop aparecia em cena se inclinando 45 graus para frente. Embora o efeito tenha sido obtido usando fios que o seguravam, Michael queria repetir a cena ao vivo em seus shows.

Segundo o site Mashable, ele se reuniu com dois outros co-inventores para desenvolver um sapato especial que pudesse ser usado em suas performances.

O sapato desenhado (veja nas imagens ao final) tinha um salto com corte triangular que se prendia a um pino que surgia no palco na hora do movimento. Assim, Michael e dançarinos eram ancorados na hora da inclinação.

Veja no vídeo abaixo a "mágica" acontecendo (a partir do minuto 3:47):

https://youtube.com/watch?v=cpQIBSyXYEM

Em 1993, Jackson e seus parceiros de invenção conseguiram a patente do sapato nos Estados Unidos. Em 1996, no entanto, uma falha fez com que o calçado precisasse ser redesenhado: durante uma apresentação em Moscou, um dos calcanhares de Michael se soltou do pino e o cantor saiu voando.

Depois do show, o par de sapatos usados pelo cantor ficou com a sucursal de Moscou do Hard Rock Cafe até a morte de Michael, quando foram leiloados por cerca de 600 mil dólares.

Veja abaixo os desenhos do sapato apresentados no pedido de patente:

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.