Tecnologia

Como medir o capital intelectual de sua empresa

Existem alguns métodos disponíveis para avaliar os ativos intangíveis. Mas eles são pouco disseminados e nenhum deles pode ser considerado um padrão. Ao ser perguntada sobre o Company IQ, por exemplo, a assessoria de imprensa brasileira da Bates Newcomm, criadora do método, precisou mandar um e-mail para o escritório em Nova York pedindo informações sobre […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h22.

Existem alguns métodos disponíveis para avaliar os ativos intangíveis. Mas eles são pouco disseminados e nenhum deles pode ser considerado um padrão. Ao ser perguntada sobre o Company IQ, por exemplo, a assessoria de imprensa brasileira da Bates Newcomm, criadora do método, precisou mandar um e-mail para o escritório em Nova York pedindo informações sobre o assunto. Veja quais são os principais:

VALOR DE MARCA

Também conhecido como brand equity, o cálculo é usado pela companhia inglesa Interbrand e compara os lucros gerados pelo produto de uma determinada grife com os lucros de produtos genéricos correspondentes. O número resultante é multiplicado por um indicador de força da marca, definido por fatores como domínio do mercado, alcance global e longevidade. A Coca-Cola, por exemplo, valia 72,5 bilhões de dólares em 2000, o que fazia dela a marca mais valiosa no planeta, de acordo com a Interbrand.

BALANCED SCORECARD

Misto de ferramenta de avaliação e método de gestão, balanced scorecard foi criado pelos americanos Robert Kaplan e David Norton, professores da Harvard Business School, no início dos anos 90. Por esse sistema, você define quais são os objetivos de sua organização. Então, traça metas e acompanha o desempenho da empresa em relação a elas. Podem ser metas financeiras, capazes de ser expressas em números, como aumentar as vendas ou cortar custos, ou metas ligadas a ativos intangíveis, como o nível de satisfação dos clientes ou o foco em pesquisas. "Um dos objetivos do método é traduzir os ativos intangíveis em tangíveis", diz Renata Muniz, consultora da Symnetics, que representa no Brasil a Balanced Scorecard Collaborative, empresa criada por Kaplan e Norton para assessorar os clientes naimplantação de seu método de gestão.

QI DA EMPRESA

Um dos métodos mais recentes para aferir o coeficiente de capital intelectual foi criado pela Bates Gruppen, braço norueguês da agência de publicidade Bates Worldwide. Agências de publicidade atuam no ramo de criação de ativos intangíveis -- marcas, em especial --, o que explica por que a Bates se empenhou em medi-los. Funciona assim: primeiro os executivos da empresa em questão definem quais as duas ou três principais vantagens competitivas da companhia. A segunda fase é identificar os ativos intelectuais que produzem tais vantagens. Esses ativos são então comparados com os de outras empresas, encontrados num gigantesco banco de dados de informações de mercado mantido pelo Strategic Planning Institute -- órgão sem fins lucrativos baseado em Cambridge, Massachusetts, nos Estados Unidos. O resultado da comparação é dado em forma numérica em relação a um referencial arbitrário: o número 100. Uma empresa acima da média pode obter um QI de, digamos, 112 (essa foi a pontuação obtida pela Bates ao testar uma de suas divisões, a Bates Allen Design).

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

ServiceNow lida com crise e saída de COO em meio a expectativas de balanço positivo

CrowdStrike dá vale-presente de US$ 10 a funcionários que resolveram apagão cibernético

CEO do Spotify confirma que assinatura "deluxe" com áudio de alta fidelidade chegará em breve

CrowdStrike: o bug em mecanismo de segurança que causou o apagão cibernético

Mais na Exame