Tecnologia

Com tanto DVD, cadê o padrão?

DVD-RAM, DVD+RW ou DVD-RW? Saiba o que há por trás de siglas tão parecidas

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h43.

DVD - Sigla de Digital Versatile Disc ou de Digital Video Disc. Tipo de CD-ROM com capacidade mínima de 4,7 GB, o suficiente para armazenar um filme de longa-metragem. A especificação do DVD prevê discos com capacidade de até 17 GB e usa o padrão de compressão MPEG-2 para compactar as informações de vídeo.

DVD-RAM - Tipo de compact disc que armazena 4,7 GB de dados. O DVD-RAM é definido pelo DVD Forum, entidade que reúne empresas como Matsushita, Toshiba e Time Warner. O Forum compete com outra entidade, a DVD+RW Alliance. O DVD-RAM tem capacidade de regravação e é mais indicado para armazenar dados. Os filmes gravados nesse padrão não são compatíveis com a maior parte dos DVD players. Apesar disso, dos padrões em briga, o DVD-RAM é o de maior presença no mercado.

DVD+RW - DVD regravável com padrão desenvolvido por um grupo de empresas, entre as quais Sony, HP, Philips e Yamaha, que formam a DVD+RW Alliance. Armazena filmes ou dados e é compatível com a maioria dos DVD players mais recentes. O DVD+RW compete com o padrão DVD-RAM (veja ao lado), com o qual é incompatível. Embora seja o mais compatível com produtos anteriores, os primeiros drives de DVD+RW só agora estão chegando ao mercado.

DVD-RW - Outro padrão de DVD regravável, este suportado pelas empresas Apple e Compaq. Os drives de DVD-RW também trabalham com discos DVD-R, para gravar apenas uma vez.

MPEG-1, MPEG-2 e MPEG-4 - Estas são as três principais implementações do padrão MPEG. A versão 1 trabalha com vídeo de 352 por 240 pixels e 30 quadros por segundo. O vídeo assim obtido tem qualidade ligeiramente inferior à das fitas VHS. O MPEG-2 oferece resoluções mais altas (720 por 480 e 1 280 por 720 pixels a 60 quadros por segundo) e o áudio tem qualidade de cd. O MPEG-2 é usado nos filmes em DVD. Por fim, o MPEG-4 é um algoritmo de compressão que se baseia nos dois padrões anteriores e também no QuickTime, da Apple.

VCD - Abreviatura de Video Compact Disc. Formato que permite gravar num cd até 80 minutos de vídeo com qualidade similar à das fitas VHS. O VCD usa o padrão MPEG-1 e pode ser executado nos drives de CD-ROM e nos aparelhos DVD players.

MPEG - Padrão de compressão de vídeo digital e formato de arquivos desenvolvido pelo Moving Picture Experts Group, um grupo de trabalho da International Standards Organization (ISO). O padrão MPEG atinge alta qualidade de imagens. Também alcança elevado nível de compressão, armazenando, em vez de todos os quadros, apenas as mudanças de um quadro para outro. O MPEG compacta os vídeos com uma técnica chamada compressão com perdas, na qual parte das informações é removida. No entanto, essa perda não é perceptível.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

Como o Google Maps ajudou a solucionar um crime

China avança em logística com o AR-500, helicóptero não tripulado

Apple promete investimento de US$ 1 bilhão para colocar fim à crise com Indonésia

Amazon é multada em quase R$ 1 mi por condições inseguras de trabalho nos EUA