Clarão misterioso no céu da Rússia intriga cientistas
Pesquisadores e autoridades não conseguem explicar o motivo do um flash laranja que acendeu os céus da Rússia na sexta (14)
Da Redação
Publicado em 19 de novembro de 2014 às 08h06.
Um clarão laranja e brilhante acendeu durante 10 segundos os céus da região de Sverdlovsk, na Rússia, na última sexta-feira (14).
Como tudo que acontece no país, os habitantes da cidade registraram a explosão em câmeras portáteis acopladas em seus carros.
Mas cientistas e autoridades não conseguem explicar o que aconteceu que o clarão acontecesse.
Serviços de emergência não registraram acidentes relacionados com o flash misterioso e nenhum som de explosão foi ouvido pelos habitantes de Sverdlovsk.
De acordo com o site russo E1, autoridades locais indicaram que as forças armadas estavam por trás do clarão, afirmando que estava agendado para aquele dia um teste para destruição de munição.
Mas o exército russo nega que o clarão tenha acontecido por causa dos testes.
"Nenhum exercício ou treinamento aconteceu naquele dia e nenhuma unidade militar está baseada naquela região, então não temos nada a ver com isso", disse um porta-voz do Exército para o E1.
Uma bola de fogo causada pela colisão de um asteroide com a atmosfera terrestre está entre as outras hipóteses para o clarão.
Mas astrônomos afirmam que a cor do flash não é a mesma de explosões na atmosfera. "Os clarões causados por asteroides são normalmente mais brancos", afirmou Vadim Krushinsky, da Academia Russa de Ciências.
Assista a um dos vídeos amadores que registraram o clarão:
//www.youtube.com/embed/MCH7BpxBOTI