Chuva deixa cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo sem comunicação

Serviços de telefonia fixa foram comprometidos nas regiões de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo, no Rio, e em Franco da Rocha, em São Paulo

São Paulo – Moradores da região serrana do Rio de Janeiro e da cidade de Franco da Rocha, em São Paulo, enfrentam sérios problemas com as enchentes, entre eles a falta de luz e de serviços de comunicação.

No Rio de Janeiro, as cidades de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo foram as mais destruídas pelas chuvas e enfrentam falta de abastecimento de água, luz e muitos moradores estão sem telefonia fixa. Os bairros de Vieira e Bonsucesso, em Nova Friburgo, foram os mais afetados da região, tendo as entradas para a cidade bloqueadas devido aos deslizamentos de terra, o que dificulta ainda mais a chegada de resgate.

Os serviços de comunicação fixa foram comprometidos nessa região, e também em bairros de Teresópolis como Cascata do Imbuí, Morro do Feó, Jardim Pinheiros e Centro. Todos estão sem telefonia fixa e também enfrentam problemas de sinal de celular em alguns lugares, especialmente entre as cidades de Teresópolis e Nova Friburgo.

São Paulo

Em São Paulo a situação é menos caótica, porém igualmente problemática. A cidade de Franco da Rocha, distante 47 km de São Paulo, sofre com uma enchente que inundou quase 20% da cidade, especialmente a região central. Como resultado os serviços de água e luz estão precários e a telefonia fixa também foi afetada. A linha de trem 7-Rubi, da CPTM, está com a circulação interrompida no trecho entre Caieiras e Franco da Rocha devido à enchente.

Por conta das fortes chuvas que caíram sobre a cidade, a prefeitura de Franco da Rocha foi obrigada a abrir as comportas da represa local, fazendo com que um grande volume de água cobrisse parte da cidade.

Alguns bairros da zona norte e leste da capital, como Freguesia do Ó, Pirituba, Santana, Itaim Paulista e São Mateus, também enfrentam problemas com deslizamentos, mas até o momento não há informações sobre falta de energia, água ou serviços de comunicação.

Chuvas

As chuvas estão castigando a região sudeste do país desde o final de dezembro e continuam a se intensificar. Até o momento mais de 300 pessoas morreram na região Serrana do Rio de Janeiro e mais de 2 mil estão desabrigadas.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.