Celular de 58 reais será similar ao iPhone original

O aparelho da Mozilla será mais lento do que o primeiro iPhone, lançado em 2007, e conta com uma gama menor de aplicativos para o sistema Firefox OS
Smartphone com o sistema Firefox OS, da Mozilla: para viabilizar o aparelho, a fundação se aliou a empresa chinesa Spreadtrum (Reprodução)
Smartphone com o sistema Firefox OS, da Mozilla: para viabilizar o aparelho, a fundação se aliou a empresa chinesa Spreadtrum (Reprodução)
L
Lucas AgrelaPublicado em 27/02/2014 às 15:22.

A Mozilla Foundation anunciou durante a Mobile World Congress, em Barcelona, que planeja um smartphone com o sistema Firefox OS que custará 25 dólares, ou seja, cerca de 58 reais — valor sem impostos.

O interessante é notar que o aparelho tem uma configuração similar à do iPhone original, lançado em 2007.

O smartphone contará com processador single core, tela de 3,5 polegadas com resolução de 320p por 480p, Bluetooth, Wi-Fi, 2G (nada de 3G) e uma única câmera de 2 MP, assim como o primeiro iPhone.

No entanto, o aparelho da Mozilla será muito mais lento do que o iPhone e há uma gama muito menor de aplicativos para o sistema Firefox OS, que foi lançado no ano passado.

Não há, por exemplo, apps do WhatsApp ou do Instagram. Apesar disso, é possível acessar aplicações web escritas em HTML5. A construção também não será tão refinada quanto a do dispositivo da Apple.

Para viabilizar o aparelho, a fundação se aliou a empresa chinesa Spreadtrum, que foi a responsável por criar um chip voltado para um projeto de smartphone de baixo custo. O objetivo é vender o dispositivo em mercados emergentes.

Ainda não há data de lançamento do aparelho, nem uma confirmação oficial de que ele chegará ao Brasil ou quanto ele realmente custará por aqui.

Mas se ele chegar ao mercado nacional custando tão pouco conforme anunciado, ele pode ser um sério concorrente para a linha Nokia Asha, que também oferece celulares básicos com recursos avançados.