Tecnologia

Beautygate e Chargegate: problemas nos iPhones Xs afetam câmera e bateria

Usuários dos novos smartphones da Apple reclamam de embelezamento automático e falha de carregamento da bateria

 (EXAME/Apple/Reprodução)

(EXAME/Apple/Reprodução)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 3 de outubro de 2018 às 11h09.

São Paulo – Usuários relatam um modo automático de embelezamento nas fotos tiradas com a câmera frontal do iPhone Xs e sua versão maior, chamada Xs Max. Ligada por padrão, essa melhoria de software não pode ser desligada e deixa a pele do usuário com aparência de maciez maior do que a realidade. Smartphones da Asus, da LG e da Samsung também têm essa função, mas ela pode ser desligada.

O caso ficou conhecido como Beautygate–referência ao escândalo político Watergate– e ganhou repercussão a partir de um vídeo do popular youtuber UnboxTherapy, também conhecido por ter exposto o Bendgate, problema do iPhone 6 Plus que podia ser entortado com as mãos.

Segundo a Apple, a câmera frontal do novo iPhone usa algoritmos avançados para melhorar a qualidade das suas fotos. Há um modo chamado Smart HDR, que ajuda a equilibrar brilho e contraste das fotos para oferecer um resultado melhor do que o oferecido pelo seu antecessor. O iPhone X, do ano passado, no entanto, não conta com essa otimização automática de imagem na câmera dianteira. E mesmo com o Smart HDR desligado, o embelezamento de selfies foi registrado.

Assim como em 2017, o sensor frontal tem 7 megapixels com abertura de f/2.2 (quanto menor o número, melhor para a captura de imagens de qualidade em baixa luz), enquanto rivais têm câmeras com abertura f/1.7, como o Galaxy S9+.

A Apple não comentou o Beautygate.

Chargegate

Mais um problema foi encontrado nos novos iPhones Xs Max. Neste caso, chamado de Chargegate, o iPhone Xs Max não inicia o carregamento da bateria quando o conector Lightning, proprietário da Apple, é ligado quando a tela está bloqueada e apagada.

Em testes do Unbox Therapy, o carregamento começou somente quando a tela foi ligada.

Com isso, quem coloca o iPhone na tomada sem tomar o cuidado de verificar se o carregamento efetivamente acontece, corre o risco de ficar sem bateria no aparelho no dia seguinte.

A Apple também não comentou o caso até o momento.

Acompanhe tudo sobre:AppleiPhoneSmartphones

Mais de Tecnologia

Pin People lança ferramenta para ajudar empresas a interpretar sentimentos dos colaboradores

Suprema Corte dos EUA examina caso de proibição do TikTok

Pequim lança tecnologias para facilitar pagamentos de estrangeiros no aeroporto

Vendas da TCL na América do Norte devem crescer 30% em 2025