Tecnologia

Auditoria critica painel da ONU sobre clima

A avaliação do InterAcademy Council destacou a falta de liderança no IPCC

O IPCC, órgão da ONU, precisa de reformas profundas para evitar novos erros (.)

O IPCC, órgão da ONU, precisa de reformas profundas para evitar novos erros (.)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de março de 2014 às 19h43.

Nova York - O principal órgão científico da Organização das Nações Unidas (ONU) - o Painel Intergovernamental para Mudanças Climáticas (IPCC, sigla em inglês), prêmio Nobel da Paz de 2007 - precisa de reformas profundas para evitar novos erros na avaliação sobre o clima do planeta e restaurar sua credibilidade.

Esse é o resultado de uma investigação independente feita nos últimos cinco meses, que agora ameaça derrubar o presidente do IPCC, o indiano Rajendra Pachauri.

A avaliação do InterAcademy Council, que reúne sociedades acadêmicas de vários países, entre eles do Brasil, destacou a falta de liderança no IPCC, de controle sobre as informações usadas e de transparência, os métodos científicos inadequados, os conflitos de interesses e a administração, tida como caótica.

Apesar de atravessar a maior crise de sua existência, em um momento crítico das negociações para um acordo ambiental global, o IPCC não teve contestada sua avaliação de que as mudanças climáticas estão de fato acontecendo e são causadas principalmente pela atividade humana.

Pachauri, que insiste que isso é uma vitória para a entidade, insinua que quer permanecer no cargo até 2014, quando termina seu mandato e o IPCC divulgará seu novo relatório.

Mas Harold Shapiro, que liderou a investigação, admitiu que uma das conclusões "óbvias" de suas propostas era de que Pachauri deveria renunciar para permitir que a reforma seja realizada. A decisão ficará para os governos, que se reúnem em outubro e darão ou não um voto de confiança ao indiano. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Leia mais notícias relacionadas a aquecimento global

Siga as últimas notícias de Meio Ambiente e Energia no Twitter

Acompanhe tudo sobre:Aquecimento globalClimaEmissões de CO2IPCCONU

Mais de Tecnologia

Novo iOS 18 beta público da Apple está disponível — saiba as novidades e como instalar

Empresas chinesas obtêm primeira licença de demonstração de carros inteligentes sem motorista

Apple vê estagnação nas vendas de iPhone enquanto mercado global de smartphones cresce

TikTok impulsiona crescimento da cultura sul-coreana e alcança R$ 777 bilhões

Mais na Exame