Exame Logo

Aprovada proposta de edital para leilão do 4G no 700 MHz

A proposta mantém a divisão do espectro em seis lotes, sendo três deles de abrangência nacional e outro três de abrangências regionais

Celular com 4G: vencedores do leilão deverão arcar com custos da "limpeza" da frequência, com transferência de canais de TV que atualmente ocupam esse espectro (REUTERS/Arnd Wiegmann)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de abril de 2014 às 18h39.

Brasília - A Agência Nacional de Telecomunicações ( Anatel ) aprovou nesta quinta-feira, 10, a proposta de edital de leilão da faixa de 700 megahertz (MHz) para a internet móvel de quarta geração ( 4G ).

A proposta mantém a divisão do espectro em seis lotes, sendo três deles de abrangência nacional e outro três de abrangências regionais.

Além disso, os vencedores do leilão deverão arcar com todos os custos da "limpeza" da frequência, com a transferência de canais de TV que atualmente ocupam esse espectro.

A proposta não incluiu os valores das outorgas e nem a data prevista para o leilão, pois ainda vai para consulta pública por 30 dias.

De acordo com o conselheiro relator, Jarbas Valente, a faixa de 700 MHz poderá se ocupada por mais de quatro empresas, abrindo a possibilidade de companhias regionais atuarem no 4G.

Na primeira rodada do leilão serão ofertados três lotes nacionais de 10 MHz + 10 MHz e o um quarto lote de 10 MHz + 10 MHz será repartido em três frequências de abrangência regional.

Numa segunda rodada de leilão, os lotes que eventualmente não forem vendidos no começo do certame serão redivididos em novos lotes, de 5 MHz + 5 MHz, seguindo a repartição também em lotes regionais.

A proposta de edital inclui ainda a obrigação de que os vencedores do leilão repartam entre si todo o custo de migração da TV analógica que ainda ocupa esse espectro para a faixa de TV Digital.

De acordo com Valente, aproximadamente 400 radiodifusores de 500 municípios terão o direto a receber recursos para adquirirem equipamentos para esse fim.

Os valores - que só serão incluídos na versão final do edital - deverão ser pagos em até 37 meses pelas teles, divididos em até quatro parcelas.

Também ficará a cargo das teles vencedoras do leilão distribuírem conversores de TV Digital para todos os beneficiários do programa Bolsa Família que ainda não possuam o aparelho e ainda serão as empresas de telefonia que pagarão pelos filtros que serão necessários para a mitigação de eventuais interferências do sinal de 4G na transmissão de TV.

Nesses casos, os consumidores precisarão instalar um filtro no cabo entre a antena e o televisor.

A proposta não trouxe metas de cobertura para a faixa de 700 MHz, o que, na opinião de Valente, deve facilitar a entrada de novas empresas, sobretudo nos lotes regionais.

Além disso, a frequência poderá ser usada pelas grandes teles para cumprirem suas metas de cobertura de 4G adquiridas no leilão da faixa de 2,5 gigahertz (GHz), realizado em junho de 2012.

São Paulo — Desde 30 de abril, as quatro grandes operadoras de celular (Claro, Oi, Tim e Vivo) oferecem o serviço de internet móvel 4G em mais de uma dezena de cidades em nove estados do Brasil. Até o fim do ano, a meta é que a rede esteja em 70 cidades em 21 estados. A promessa é que essas redes vão oferecer acesso à internet dez vezes mais rápido que o do 3G. Já presente em outros países, o 4G tem uma peculiaridade no Brasil: opera numa frequência de rádio incomum (2,5 GHz em vez dos 700 ou 800 GHz usados em outras partes do mundo). Por isso, muitos smartphones vendidos no exterior não são compatíveis com o 4G brasileiro. Apresentamos, a seguir, nove modelos compatíveis com a rede 4G no país.
  • 2. Samsung Galaxy S4

    2 /10(Samsung)

  • Veja também

    O Samsung Galaxy S4 custa cerca de 2.500 reais e é um dos três smartphones 4G da Samsung à venda no Brasil. O smartphone oferece ao usuário uma câmera traseira de 13 megapixels que pode ser usada ao mesmo tempo que a câmera frontal, de 2 megapixels. Outros destaques do Galaxy S4 são o poderoso processador de quatro núcleos, a tela de 5 polegadas e o peso: 130 gramas – o menor entre os celulares 4G no país.
  • 3. LG Optimus G

    3 /10(LG)

  • O processador de quatro núcleos e a câmera de 13 megapixels são alguns do destaques do LG Optimus G, único smartphone da LG com 4G disponível no mercado brasileiro. Com 2 GB de memória RAM e 32 GB de memória para armazenamento, o Optimus G tem tela de 4,7 polegadas e compartilha arquivos via NFC e Bluetooth 4.O smartphone custa cerca de 2 mil reais. A LG promete lançar novos smartphones 4G no Brasil até o meio do ano.
  • 4. Motorola Razr HD

    4 /10(Motorola)

    O Motorola Razr HD custa 1.449 reais e foi o primeiro smartphone 4G fabricado no Brasil. Lançado em setembro de 2012 pela Motorola (portanto, antes de a rede 4G começar a funcionar comercialmente no país), o smartphone conta com tela de 4,7 polegadas. O Razor HD vem com 1 GB de RAM e 16 GB de memória para armazenamento (expansíveis para até 32 GB por meio do uso de um cartão microSD).
  • 5. Nokia Lumia 920

    5 /10(Nokia)

    O Nokia Lumia 920 é o smartphone com 4G mais pesado à venda no mercado brasileiro. O celular pesa 185 gramas e custa cerca de 2 mil reais. Com tela de 4,5 polegadas e câmera de 8,7 megapixels, o Lumia 920 conta com 32 GB de memória para armazenamento e 1 GB de RAM. Como outros modelos da linha Lumia, ele roda o sistema Windows Phone.
  • 6. Samsung Galaxy SIII

    6 /10(Samsung)

    Um dos smartphones mais vendidos do mundo, o Samsung Galaxy SIII custa cerca de 2 mil reais no Brasil e tem suporte para rede 4G brasileira. Com tela de 4,8 polegadas e processador de 4 núcleos, o smartphone tem 16 GB de memória interna. O sistema operacional do Galaxy SIII é o Android 4.1 e sua câmera principal tem definição de 8 megapixels. Já a frontal fotografa com resolução de 1,9 megapixel.
  • 7. Blackberry Z10

    7 /10(Blackberry)

    O único smartphone da BlackBerry com 4G disponível no país custa cerca de 2.450 reais. O Z10 tem tela de 4,2 polegadas e pesa 140 gramas. O smartphone é também o primeiro lançado no país a contar com o novo sistema operacional da empresa, o BlackBerry 10 (BB10).  Até setembro, a BlackBerry promete lançar mais um 4G no Brasil, o Q10.
  • 8. Samsung Galaxy Express

    8 /10(Samsung)

    O Galaxy Express, da Samsung, é o smartphone com 4G mais barato do mercado brasileiro. O celular custa 1.350 reais e conta com câmera de 5 megapixels. A tela do Galaxy Express mede 4,5 polegadas e o smartphone pesa cerca de 140 gramas. O celular conta com processador de dois núcleos, 1 GB de RAM e 8 GB de memória interna (expansíveis para até 32 GB por meio de um cartão microSD).
  • 9. Nokia Lumia 820

    9 /10(Nokia)

    A redução de impostos para smartphones fabricados no Brasil foi decisiva na queda do preço do Nokia Lumia 820, um dos dois smartphones da Nokia com suporte para rede 4G. Custando hoje cerca de 1.450 reais, o celular possui tela de 4,3 polegadas e pesa 160 gramas. Os 8 GB de memória interna do Lumia 820 podem ser expandidos para até 64 GB por meio de um cartão microSD. O smartphone conta com 1 GB de memória RAM e uma câmera de 8,7 megapixels.
  • 10. Agora veja smartphones com uma boa relação custo/benefício

    10 /10(Sony)

  • Acompanhe tudo sobre:4GAnatelInternetLeilõesTelecomunicaçõesTelefonia

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Tecnologia

    Mais na Exame