Apple e CA relatam problemas em opções de ações
Mais de 50 empresas já estão sob investigação por irregularidades
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h22.
Duas novas companhias, a Apple Computers e a CA, acabam de revelar problemas em seus programas de opção de compra de ações. A Apple anunciou que uma investigação interna descobriu irregularidades entre 1997 e 2001, inclusive uma concessão problemática ao principal executivo da companhia, Steve Jobs. Essa, segundo a empresa, foi cancelada em março de 2003 e não resultou em ganho financeiro.
A Apple anunciou que formou uma comissão de diretores de fora para investigar o caso, conforme reportagem do The Wall Street Journal. Na manhã desta sexta-feira, as ações da empresa tiveram queda de mais de 2%, depois do anúncio.
Separadamente, a CA afirmou que não terá condições de fornecer resultados auditados de seu ano fiscal encerrado em 31 de março. Segundo a empresa, foram descobertos problemas com relatórios de suas ações com datas entre 1997 e 2001.
Esses anúncios chegam em meio a crescentes investigações desse tipo. Mais de 50 empresas já foram incluídas em inquéritos federais pela Comissão de Valores Mobiliários, por promotores públicos ou por ambos. São investigações sobre possíveis concessões de opções de ações das empresas antes de notícias favoráveis, para aumentar os ganhos de seus executivos.
Pelo menos uma dúzia de executivos e diretores já foram forçados a renunciar ou foram demitidos em meio a investigações internas sobre as práticas de suas empresas.