Tecnologia

Anúncios inteligentes vão monitorar pessoas na Inglaterra

A Tesco vai usar câmeras para identificar sexo e idade de transeuntes

Tesco (T3)

Tesco (T3)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de novembro de 2013 às 15h06.

A gigante do comércio Tesco vai usar tecnologias de reconhecimento de rostos nas ruas para gerar anúncios personalizados na Inglaterra.

Câmeras chamadas OptimEyes localizadas sobre as propagandas vão identificar sexo e idade média dos transeuntes, bem como o tempo que passam olhando para as telas.

Inicialmente, a Tesco vai usar os paineis inteligentes de publicidade em 450 postos de gasolina. A ideia é capturar as informações e repassá-las para os anunciantes, a partir delas, programar as melhores propagandas baseando-se em horário e localização.

A Tesco fez uma aliança com a Amscreen, do grupo Lord Sugar, para trazer a tecnologia às ruas. Entretanto, isso atraiu críticas de instituições que defendem privacidade.

"Sim, é algo como acontece no filme Minority Report, mas isso pode mudar a cara do varejo britânico e nossos planos são de expandir essas telas em quantos supermercados for possível", afirma Simon Sugar, CEO da Amscreen à revista The Grocer.

Sugar disse repetidas vezes que a tecnologia não armazena imagens ou reconhece indivíduos. Ela apenas identifica gênero e idade das pessoas.

"A possibilidade de gerar conteúdos baseados em tempo e localização pode ser extremamente útil e oportuno para interagir com nossos consumidores", declara Peter Catell, diretor da divisão de postos de gasolina da Tesco.

Até o momento, a empresa não divulgou quais postos contarão com a nova tecnologia nem quando esse monitoramento deve começar.

Jeff Parsons, do T3

Acompanhe tudo sobre:INFOPrivacidade

Mais de Tecnologia

Governo libera 66 empresas de apostas online a operar no Brasil

Mercado automotivo chinês alcançará novos recordes em 2025

Plano chinês para 5G e Indústria 4.0 até 2027

Fim do passaporte? Índia, Finlândia e Cingapura apostam em reconhecimento facial como "documento"