Alcatel e ZTE fabricarão smartphones com Firefox OS

Esses são os dois primeiros fabricantes de aparelhos a confirmar publicamente o apoio ao projeto

São Paulo - A TCL Communication Technology (Alcatel One Touch) e a chinesa ZTE anunciaram a intenção de fabricar os smartphones baseados no Firefox OS, nome comercial escolhido para o sistema operacional da Mozilla, até então conhecido como Boot to gecko (B2G).

Esses são os dois primeiros fabricantes de aparelhos a confirmar publicamente o apoio ao projeto. Os primeiros terminais serão lançados no Brasil, pela Vivo, no começo de 2013.

Além da Vivo e da Deutsche Telekom, foram divulgados nesta segunda-feira, 2, os nomes de outras cinco operadoras internacionais que pretendem vender terminais com esse novo sistema operacional: Etisalat, Smart, Sprint, Telecom Italia e Telenor.

A presença da Telecom Itália na lista pode ser um indicativo de que a Vivo terá a companhia da TIM na distribuição dessa plataforma no Brasil.

O Firefox OS promete trazer ao mercado smartphones de baixo custo, voltados especialmente para países emergentes. Por ser construído em HTML5, esse OS permite eliminar camadas de middleware, o que pode tornar mais barato o custo do dispositivo.

Os aparelhos usarão chipsets da Qualcomm, conforme adiantado por este noticiário na semana passada.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.