Airbnb é declarado ilegal em Nova York

Segundo a justiça local, o serviço quebra a lei que previne que uma pessoa alugue uma propriedade por menos de 29 dias

São Paulo - O aplicativo Airbnb, que encontra lugares para hospedagem em vários pontos do mundo, foi declarado ilegal em Nova York.

Segundo a justiça local, o serviço quebra a lei que previne que uma pessoa alugue uma propriedade por menos de 29 dias. A regra pode parecer um pouco absurda, mas tem sentido: ela evita que os donos de casas e apartamentos “criem” hotéis irregulares.

Caso não conheça o serviço, o Airbnb não encontra quartos vagos em hotéis. Pessoas que têm um cômodo vago em casa podem oferecê-lo no aplicativo. Assim, quando um viajante que está procurando um lugar para dormir encontrar sua “oferta”, poderá entrar em contato com você e combinar de passar alguns dias na sua casa – por um preço, claro.

No entanto, os responsáveis pelo aplicativo resolveram intervir, como afirmaram ao site Bussiness Insider. Para eles, a lei da cidade é contraditória e precisa ser esclarecida, especialmente porque parece ser costume dos nova-iorquinos alugar quartos – e sem a intenção de criar um “hotel ilegal”. Mesmo na ilegalidade, ainda há mais de 1.000 locais disponíveis na cidade, todos eles em casas e apartamentos que não são hospedagens propriamente ditas.

Por enquanto, o serviço continua ilegal em Nova York, mas regularizado em outras localidades, como o Brasil. Por isso, se quiser testar o Airbnb, acesse-o ou baixe uma das duas versões nos links aí embaixo.

Acesse o Airbnb pelo Downloads INFO.

Baixe o Airbnb para Android pelo Downloads INFO.

Baixe o Airbnb para iOS pelo Downloads INFO.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.