Tecnologia

Edward Snowden se diz disposto a ir para a prisão

Edward Snowden afirma estar disposto a ir para a prisão em seu país em uma entrevista para a revista 'Wired'

Edward Snowden (Getty Images)

Edward Snowden (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de agosto de 2014 às 06h33.

O ex-analista da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA) Edward Snowden, afirma estar disposto a ir para a prisão em seu país em uma entrevista para a revista "Wired", em cuja capa aparece abraçado à bandeira americana.

"Disse ao governo que me ofereço voluntariamente a ir para a prisão, sempre e quando servir para fazer o correto," disse Snowden na reportagem publicada hoje.

"Me importo mais com o país do que com o que acontecerá comigo. Mas não podemos permitir que a lei se transforme em uma arma política ou deixe as pessoas com medo de defender seus direitos, não importa quão bom seja o acordo. Eu não vou fazer parte disso", reiterou.

Na entrevista, Snowden afirma à "Wired" que os cidadãos americanos ainda não devem confiar no trabalho da NSA, e que neste sentido o governo Barack Obama "ainda não solucionou seus problemas".

"Ainda há negligências auditadas, ainda há assuntos que lhes escapam das mãos, e não têm ideia de onde vem e nem para onde se quer ir. E se esse é o caso, como podemos nós, como cidadãos, ter confiança na NSA com todas as nossas informações, todos os nossos registros privados, o registro permanente de nossas vidas?", argumentou.

Procurado pela justiça de seu país e atualmente asilado na Rússia, Snowden concedeu a entrevista em Moscou e, segundo disse o editor da revista, Scott Dadich, a princípio ele estava nervoso com a ideia de posar junto com a bandeira.

"Disse que estava nervoso pela possibilidade de que posar com a bandeira irritasse as pessoas, mas isso significava muito para ele", afirmou.

"Ele disse que amava seu país. Balançou a bandeira e a segurou perto de seu coração. Ninguém disse uma palavra, e ficamos arrepiados. Ficamos sentamos todos ali sentados durante um longo momento, observando-o", acrescentou o editor.

O governo americano acusa Snowden de vazar documentos classificados como de alto sigilo, que revelaram a existência de programas de monitoramento em larga escala e registro de ligações telefônicas a cargo do governo federal. Atualmente, Snowden mora em um lugar não revelado na Rússia.

Acompanhe tudo sobre:Edward SnowdenEspionagemEstados Unidos (EUA)INFOPaíses ricos

Mais de Tecnologia

WhatsApp volta ao normal depois de parar de funcionar em vários países

Pequim anuncia plano para avanço em inteligência incorporada

WhatsApp fora do ar? App de mensagens apresenta instabilidade nesta sexta-feira

Google faz novos cortes de funcionários e atinge setores de IA, Cloud e segurança