7 novidades em apps para iPhone, iPad e Android - 19/4
Apps para fazer cursos à distância, fotografar, organizar fotos, conhecer lugares interessantes, enviar mensagens, cuidar da saúde e escapar da violência urbana
Da Redação
Publicado em 19 de abril de 2014 às 07h00.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h13.
Grátis, em inglês, para Android e iPhone O Tidy (algo como arrumadinho, em inglês) pode ajudá-lo a organizar suas fotos. Ele agrupa imagens pelo local onde foram tiradas, pela data e pelo formato. Depois, deslizando o dedo para a esquerda ou para a direita, você pode eliminar fotos dos grupos e adicionar imagens a álbuns. O app é bastante simples, mas é funcional.
Grátis, em português, para Android, iPhone/iPad e na web A Coursera oferece mais de 600 cursos à distância sobre assuntos que vão da engenharia à psicologia. São cursos de uma centena de universidades, incluindo muitas mundialmente renomadas como Stanford, Princeton e Yale. Os cursos são gratuitos e alguns deles têm legendas em português. O aluno só paga uma taxa se quiser um certificado. O app, que permite acompanhar os cursos, funciona melhor num tablet que num smartphone.
Grátis, em português, para Android O app Câmera do Google, lançado nesta semana, é uma alternativa ao aplicativo de câmera nativo do Android. Ele traz uma nova ferramenta, o “foco seletivo”, que cria fundo borrado em fotos. Também permite que qualquer usuário use o recurso de Photo Sphere, que gera uma imagem uma panorâmica em 360º. Até agora, esse recurso estava disponível em poucos smartphones. O app funciona apenas na versão mais recente do Android, a KitKat 4.4.
Grátis, em inglês, para Android e iPhone O Tidy (algo como "arrumadinho", em inglês) pode ajudá-lo a organizar suas fotos no smartphone. Ele agrupa imagens pelo local onde foram tiradas, pela data e pelo formato. Depois, deslizando o dedo para a esquerda ou para a direita, você pode eliminar fotos dos grupos e adicionar imagens a álbuns. O app é bastante simples, mas é mais funcional.
Grátis, em inglês, para Android e iPhone O Tagwhat é parecido com o Google Field Trip, que testamos na semana passada. Ele mostra informações sobre restaurantes, bares e atrações com base na localização do usuário. E tem a opção de exibir avisos quando o usuário está perto de alguma atração. Os dados vêm de vários sites na web. O Tagwhat oferece mais opções de personalização que o Field Trip, mas tem menos dados sobre o Brasil do que o app do Google.
Grátis, em inglês, para Android e iPhone/iPad Wickr é uma espécie de Snapchat reforçado. Como seu concorrente mais famoso, ele serve para enviar mensagens e fotos que se autodestroem depois de lidas. Ele usa criptografia com nível militar de segurança e permite ajustar o tempo até que a mensagem desapareça, um recurso não disponível no Snapchat. Seu principal ponto fraco é que tem, ainda, poucos usuários no Brasil. Assim, você não poderá trocar mensagens com muita gente ao usá-lo.
Grátis, em português, para Android e iPhone O Medlike é um app de saúde que permite montar um histórico médico; registrar o peso e a pressão arterial; e manter uma agenda de consultas, exames e vacinas. Ele pode até acrescentar consultas e outros compromissos à agenda do smartphone. A ideia é boa. Mas o app é tortuoso e parece ter alguns bugs. Não conseguimos editar um perfil de usuário depois de tê-lo criado, por exemplo.
Grátis, em português, para iPhone e web Você está procurando uma casa para morar e quer evitar bairros de alta criminalidade? Vai atravessar a cidade de carro e quer desviar de manifestações e enchentes? O Liga pode ajudar. Ele dá acesso a uma base de dados de crimes e outras ocorrências alimentada pelos usuários. Basta olhar o mapa para ver registros de roubos, sequestros, alagamentos e protestos, por exemplo.