50 apps essenciais para o iPad
Você busca ótimos aplicativos para seu iPad? Indicamos 50 apps consagrados e testados por nós que vale a pena considerar
Maurício Grego
Publicado em 29 de agosto de 2013 às 06h00.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h29.
São Paulo – Para quem busca ótimos apps para o iPad , listamos 50 títulos consagrados e testados por nós. Quase todos são grátis, mas incluímos também alguns pelos quais vale a pena pagar. A lista inclui aplicativos para redes sociais, meteorologia, mapas, música, foto, vídeo e produtividade. Em alguns casos, indicamos mais de uma opção na mesma categoria e informamos os prós e contras de cada uma. Só ficaram fora os jogos. Confira os apps a seguir.
Grátis, em inglês, para iPad O Tayasui Sketches é um app simples e elegante para desenhar no iPad. A versão gratuita traz seis instrumentos de desenho, uma borracha e uma ferramenta para preenchimento com texturas (o elogiado Paper by FiftyThree traz só lápis e borracha na versão grátis). Um ajuste de zoom facilita o traçado de pequenos detalhes. No próprio app, pode-se comprar, por 1,99 dólar, o upgrade para a versão Pro, com controles e ferramentas extras, como um aerógrafo.
Grátis, em inglês, para iPhone/iPad e Android O Pixlr Express, da Autodesk, reúne um amplo cardápio de recursos para edição rápida de fotos. Eles estão agrupados em quatro categorias: ajustes, efeitos, molduras e sobreposições. Esta última categoria permite sobrepor gráficos – como desenhos de fogos de artifício e manchas – à foto.
1,99 dólar, em inglês, para iPad e iPhone O Camera Plus, nosso app de fotografia predileto para iPhone, tem também uma edição para iPad. Ela é prática para editar, no tablet, fotos feitas com o smartphone. O Camera Plus sincroniza as fotos via iCloud. Assim, basta registrar as cenas no iPhone para, depois, encontrá-las no iPad, prontas para serem editadas. O app oferece controles práticos e funcionais, efeitos que realmente aprimoram as imagens e um fluxo de trabalho que agrada a quem preza a qualidade das fotos.
Grátis, em inglês, para iPhone/iPad Há uma variedade de apps que propõem juntar, na tela do smartphone ou tablet, fotos que estão espalhadas em várias lugares. O Cooliris é um dos melhores. Ele permite visualizar, juntas, fotos armazenadas em serviços como Facebook, Instagram, Flickr e Google Drive; e no próprio rolo da câmera do iPhone ou iPad. Os usuários do app também podem conversar entre si e compartilhar imagens.
Grátis, em português, para iPhone/iPad e Android O app do YouTube premite assistir aos vídeos e interagir com outros usuários. Também possibilita montar listas de execução, assinar e acompanhar canais específicos. A versão para iOS pode ser usada com o recurso AirPlay dos dispositivos da Apple.
Grátis, em português, para iPhone/iPad, Android, Windows Phone e Windows 8/RT O app da Netflix dá acesso a centenas de filmes e séries de TV que podem ser vistos por streaming. Para isso, paga-se uma mensalidade de 16,90 reais. Só não espere encontrar lá filmes que acabaram de ser exibidos no cinema. O acervo é formado por títulos mais antigos. Com uma única assinatura, os filmes podem ser vistos no tablet, no PC e em outros dispositivos. Uma novidade recente é possibilidade de criar perfis para cada pessoa da família. Assim, cada um receber sugestões de filmes adequados às suas preferências e à sua idade.
Grátis, em português, para iPad, iPhone, Android e outras plataformas O app do serviço de videoclipes musicais Vevo dá acesso a 75 mil vídeos de 21 mil artistas das gravadoras Sony, EMI e Universal. Eles estão organizados em listas de lançamentos e destaques. Também é possível pesquisar artistas específicos e criar uma lista pessoal.
Grátis, em português, para iPhone/iPad e Android O Crackle, da Sony, é uma espécie de Netflix gratuito, onde quem paga a conta são os anunciantes. Ele permite assistir a filmes e séries televisivas. Mas os filmes são poucos e um tanto antigos. Além disso, diferentemente da versão na web, os apps para Android e iOS não possuem ferramenta de busca. Apesar desses pontos negativos, o Crackle vale como opção para ver algum filme de vez em quando – especialmente se você não tiver uma assinatura da Netflix ou de outro serviço similar.
Grátis, em inglês, para iPhone/iPad e Android Popular nos PCs e disponível em versão beta para o Android, o player multimídia VLC ficou dois anos ausente do iOS por causa de uma discordância entre a licença de uso do software e os termos legais da App Store. Voltou neste ano depois de alguns ajustes. O VLC é conhecido pela compatibilidade com uma enorme gama de formatos de arquivos. É uma opção para ver algum vídeo ou ouvir alguma música não compatível com o player padrão do smartphone ou do tablet.
Grátis, em inglês, para iPad, iPhone e Android O Live365 permite ouvir milhares de emissoras que transmitem 250 estilos musicais pela internet. A maior parte desses canais foram criados pelos próprios usuários, mas há também emissoras comerciais no serviço. Entre as opções, há vários canais dedicados à música brasileira. O usuário pode pesquisar artistas, emissoras e estilos musicais. Depois, basta ir deslizando o dedo pela tela para ver os resultados na sequência.
Grátis, em português, para iPad, iPhone, Android e outros O serviço de streaming de música Deezer oferece 20 milhões de músicas que podem ser ouvidas e até armazenadas no dispositivo móvel para audição quando não há acesso à internet. O serviço pode ser experimentado gratuitamente por 15 dias num smartphone ou tablet. Depois, custa 14,90 reais por mês.
4,99 dólares, em português, para iPhone/iPad O elegante GarageBand, da Apple , transforma o iPad em estúdio para criação musical. O app oferece instrumentos virtuais, gravador multipistas e uma variedade de efeitos sonoros. Há um teclado que pode ser timbrado como piano, órgão ou sintetizador, além de um programador de ritmos de bateria. Quem não tem habilidades musicais pode brincar com o que a Apple chama de Smart Instruments.Eles simulam o som dos instrumentos reais, mas oferecem uma interface que simplifica a maneira de tocar.
Em português, para iPad (6,99 dólares) e iPhone (2,99 dólares) Se você canta ou toca algum instrumento musical e gostaria de ter um baterista para acompanhá-lo, o DM1 – The Drum Machine pode agradá-lo. Esse app poderoso é capaz de simular 86 kits de bateria diferentes e permite programar sequências rítmicas complexas. A interface gráfica imita as drum machines dos anos 80 e o som tem qualidade profissional. Mas é bom notar que é preciso investir algum tempo em aprendizado para dominar os muitos recursos do aplicativo.
Grátis, em português, para iPhone/iPad e Android O app do Facebook é a melhor maneira de carregar a rede social no iPad e ter acesso a ela em qualquer momento. Neste ano, o app ganhou recursos para chat como os ícones de bate-papo (“chat heads”), pequenas fotos que aparecem num canto da tela sempre que há uma conversa pendente. O app também passou a ter “adesivos” com carinhas que podem ser usadas nas conversas.
Grátis, em português, para iPhone/iPad, Android e outros O app da rede de relacionamento profissional LinkedIn permite interagir com outros usuários e buscar oportunidades de emprego e de negócios. Na versão mais recente do app, o conteúdo publicado na rede passou a ter mais destaque nos dispositivos móveis. O usuário pode seguir pessoas influentes e acessar o que elas publicam, além de compartilhar informações.
Grátis, em português, para iPhone/iPad e Android O app do Twitter é uma boa opção para interagir na rede social dos microblogs. No iPhone, ele exibe recursos para fotografar, editar e publicar fotos na rede social. Já no iPad, embora seja possível fotografar e publicar fotos, as funções de edição não aparecem. Mas a tela maior do tablet é muito cômoda para tuitar e garimpar informações na rede.
Grátis, em inglês, para iPhone/iPad e Android O CloudOn é um serviço que permite abrir e editar textos, planilhas e apresentações do Office usando uma versão dos aplicativos na nuvem. O app trabalha integrado aos serviços Dropbox, Google Drive e Box, onde os documentos ficam armazenados. Embora ofereça as funções dos aplicativos Word, Excel e PowerPoint, o app tem duas limitações decorrentes da maneira como trabalha. Primeiro, nada funciona sem acesso à internet. Segundo, como todas as operações são executadas à distância, ele é um tanto lento.
Grátis, em inglês, para iPhone/iPad O SlideShark é um prático app para quem quer exibir, no iPad ou no iPhone, apresentações criadas no PowerPoint e em outros aplicativos compatíveis. Conectando-se o tablet a um projetor ou televisor (via adaptador HDMI ou AirPlay) podem-se exibir as imagens numa tela grande. Os arquivos são armazenados na nuvem. Cada usuário tem direito a 100 megabytes de espaço gratuito para suas apresentações. Pagando uma taxa anual a partir de 49 dólares, pode-se ampliar o espaço ou liberar o acesso a outras pessoas.
Grátis, em português, para iPhone/iPad, Android e outras plataformas O Evernote é o mais conhecido app para anotações e gerenciamento de informações em smartphones e tablets. Ele tem funções para criar notas, fotografar e digitalizar anotações em papel. Também tem diversos modos de visualização das notas. Como padrão, o app armazena as informações apenas na nuvem. Por 45 dólares anuais, pode-se contratar a opção Premium, que permite replicar o conteúdo localmente, para acesso offline.
Grátis, em inglês, para iPhone/iPad, Android (beta) e na web O Quip é um editor de textos simples e inovador. Ele cria documentos que se ajustam automaticamente ao tamanho da tela onde são vistos. Pode ser usado offline e sincroniza arquivos entre diversos dispositivos. Também inclui um recurso de bate-papo que permite compartilhar os textos. O app f oi lançado há pouco tempo e ainda deve evoluir bastante. A versão para Android não está 100% pronta, mas já pode ser baixada.
Grátis, em português, para iPhone/iPad Documents by Readdle é um visualizador de arquivos com múltiplas utilidades. Ele permite ver documentos do Microsoft Office, fazer anotações em páginas PDF, exibir fotos e filmes e tocar música, além de compactar e descompactar arquivos zip. Os arquivos podem vir de serviços na nuvem (Dropbox, iCloud, Google Drive e outros), de um PC ou de outros apps no tablet ou smartphone.
Grátis, em português, para iPhone/iPad, Android e outras plataformas Embora os smartphones e tablets já tenham suas próprias listas de tarefas, o Wunderlist tem a vantagem de funcionar em diversas plataformas e sincronizar dados entre elas. Alguém pode registrar uma tarefa num smartphone com Android e vê-la, depois, num PC com Windows, Mac ou iPad, por exemplo. O app também permite associar anotações às tarefas. Além da versão gratuita, existe a Pro (4,99 dólares por mês), indicada para grupos de trabalho.
Grátis, em inglês, para iPhone/iPad e Android Você encontrou um artigo interessante na web e quer guardá-lo no iPad para ler depois, num lugar onde não há acesso à internet? Essa é a proposta do Pocket (antes chamado Read It Later). Ele é compatível com apps como Flipboard, Twitter, Pulse e Chrome, permitindo salvar textos, fotos e vídeos de dentro deles. O usuário também pode mandar o link da página a ser armazenada por e-mail, usar um “bookmarklet” no browser ou salvar o conteúdo num PC para ler depois no tablet.
Grátis, em português, para iPhone/iPad, Android e outros Com mais de 100 mihões de usuários, o Dropbox é um dos serviços de armazenamento na nuvem mais populares. Simples e eficiente, ele permite sincronizar o conteúdo de uma pasta entre diversos dispositivos. Alguém pode, por exemplo, ver os mesmos arquivos num PC e no iPad. O app também funciona como visualizador para diversos tipos de documentos e ainda oferece uma opção de upload automático de fotos. Cada usuário recebe 2 GB de espaço gratuito. Pagando 9,99 dólares por mês, o espaço aumenta para 100 GB.
Grátis, em inglês, para iPhone/iPad, Android e Windows O serviço de armazenamento na nuvem Google Drive oferece 15 gigabytes de espaço gratuito para cada pessoa guardar suas fotos, documentos e outros arquivos. O app faz com que os arquivos armazenados em PCs, smartphones e tablets fiquem sincronizados com a cópia guardada na nuvem. O aplicativo permite assinalar itens para serem mantidos no próprio dispositivo. Assim, será possível vê-los mesmo quando não houver acesso à internet. Em comparação com concorrentes como o Dropbox, uma das principais vantagens desse serviço é permitir a edição de documentos por meio dos aplicativos online do Google.
Grátis, em português, para iPhone/iPad, Android e outros O serviço na nuvem da Microsoft permite armazenar documentos, fotos e outros arquivos e mantê-los sincronizados entre diversos dispositivos. Os arquivos podem ser facimente compartilhados com outras pessoas. O SkyDrive oferece 7 gigabytes de armazenamento gratuito. É uma opção interessante para quem usa Windows 8, Windows Phone ou Office 2013, já que esses produtos da Microsoft têm integração nativa com o SkyDrive.
Grátis, para iPhone/iPad, Android e outras plataformas O app para leitura de e-books da Amazon é a versão em software do bem sucedido e-reader Kindle. A Amazon oferece 13 mil livros digitais em português, de 90 editoras, sendo 1,5 mil gratuitos. Considerando também outros idiomas, a loja tem 1,4 milhão de títulos. O aplicativo inclui dicionários de português, inglês e outros idiomas e permite pesquisar facilmente uma palavra encontrada no texto. É possível sincronizar o marcador de página, as anotações e os destaques entre vários dispositivos, incluindo os e-readers Kindle.
Em inglês, para iPad (4,99 dólares) e iPhone (2,99 dólares) Embora outros aplicativos possam exibir documentos no formato PDF, vale a pena ter um app específico para isso, como o PDF Reader. O PDF Reader oferece várias maneiras de transferir os arquivos para o iPad: pela rede sem fio Wi-Fi, via cabo USB, como anexo num e-mail ou diretamente de algum serviço de armazenamento na web, como o Dropbox. Ele também permite criar pastas para organizar os arquivos e é capaz de transformar a foto de um documento em arquivo PDF. Ele ainda permite visualizar documentos nos formatos doc, ppt e txt, além de imagens. O app também tem uma versão grátis (para iPad e iPhone ), mas ela só permite armazenar até dez arquivos.
Grátis, em português, para iPhone/iPad e Android O Google Maps oferece busca de lugares, traçado de rotas e instruções de caminho curva a curva. Permite ver a imagem aérea ou o mapa viário do local e mostra as condições do trânsito. Há opções de rotas de carro, a pé e em transporte público. Há também informações sobre os pontos de interesse. O que o Google Maps não tem é um modo offline. Ele exige acesso à internet para ser usado.
Em português, para iPhone/iPad (2,99 dólares) e Android (2,75 reais) O ForeverMap 2 é um aplicativo de mapas que pode ser usado offline, sem acesso à internet. Assim, não é preciso ficar pagando tarifas de roaming de dados em viagens. O usuário pode baixar o mapa do país quando o smartphone ou tablet estiver conectado via Wi-Fi. Depois, pode localizar endereços e pontos de interesse e traçar rotas até esse lugares. O ForeverMap 2 só não fornece instruções de caminho curva a curva.
Grátis, em português, para iPhone/iPad e Android Para quem gosta de mapas, viagens e geografia em geral, o Google Earth é um interessante complemento para o Google Maps. Além de mostrar fotos aéreas dos lugares, ele exibe imagens em 3D de cidades como Los Angeles, Boston, São Francisco, Genebra e Roma. Também inclui uma espécie de guia turístico virtual. Para acioná-lo, basta tocar numa das fotos que aparecem na parte inferior da tela. O app apresenta uma animação que leva ao local escolhido enquanto exibe informações sobre ele. Vale notar que o Google Earth é um tanto pesado e pode ficar lento em tablets e smartphones mais antigos.
1,99 dólar, em inglês O MotionX GPS HD é um app de navegação para quem quer ir além do básico. Ele tem todos os recursos de um GPS do tipo usado em trilhas e em barcos. Há um painel que mostra dados como velocidade, posição, distância percorrida e horário estimado de chegada . O usuário pode registrar trajetos e pontos específicos no mapa. E ainda é possível pesquisar lugares e pontos de interesse. O app também permite baixar mapas e armazená-los no iPad. Há mapas de ruas e estradas e também cartas topográficas. É possível, ainda, baixar cartas náuticas, mas elas não abrangem o Brasil. O aplicativo tem também uma versão para iPhone, chamada MotionX GPS.
Grátis, em inglês, para iPhone/iPad e Android O Triposo é um guia de viagens que cobre 8 mil destinos no mundo inteiro. Para usá-lo, basta escolher os lugares que você pretende visitar e baixar (gratuitamente) os guias correspondentes. Os mapas e informações ficam armazenados no tablet. Assim, não é necessário ter acesso à internet para usá-los depois de baixados. E o usuário ainda pode criar uma espécie de diário de viagem e compartilhá-lo com os amigos. O Triposo é uma boa opção para ver pontos turísticos e planejar a viagem. Mas os mapas são pobres em detalhes e não há informações sobre hospedagem e outros serviços. Além disso, vale notar que as informações estão todas em inglês.
Grátis, em português, para iPhone/iPad, Android e outras plataformas Os apps do serviço de busca de passagens aéreas SkyScanner já tiveram mais de 20 milhões de downloads. O serviço é abrangente e permite filtrar os voos segundo uma variedade de critérios. Um recurso interessante é o que permite ver, num gráfico, como o preço das passagens varia conforme a data. Um ponto fraco é que não é possível pesquisar um roteiro de viagem que passe por diversas cidades. É preciso fazer uma busca separada para cada trecho.
Grátis, em português, para iPhone/iPad e Android O Expedia Hotels permite buscar acomodações e fazer reservas em 130 mil hotéis espalhados por 20 mil cidades ao redor do mundo. O viajante pode pesquisar hotéis por cidade e filtrar os resultados por preço, distância, nome do hotel e avaliação dos usuários. Pode ver fotos do local, comparar a localização dos hotéis num mapa e ler comentários de outros viajantes. Há, ainda, um recurso que lista ofertas de hotéis para o mesmo dia.
Grátis, em inglês, para iPhone e iPad O Vôo+ (os desenvolvedores usam a grafia antiga, com acento circunflexo) é o melhor aplicativo de informações sobre voos que já testamos. Ele permite pesquisar voos pelo número e pelo aeroporto de partida ou chegada. Depois, é possível ver a posição do avião no mapa a cada instante, o mapa de assentos e as condições meteorológicas na origem e no destino, além de dados sobre os aeroportos e companhias aéreas. O app pode até avisar quando um voo chega ou parte, e quando há uma mudança de horário.
Em inglês, para iPhone/iPad ( 2,99 dólares ) e Android ( 5,99 reais ) O impressionante FlightRadar24 mostra a posição de milhares de aviões em voo em tempo real. Pode-se visualizar a rota sobre um mapa, ver as características da aeronave e até verificar quanto tempo falta para ela chegar ao destino. O aplicativo recebe informações do sistema ADS-B, que transmite a posição e a identificação das aeronaves para os serviços de controle de tráfego aéreo. A cobertura inclui 100% dos Estados Unidos e do Canadá, 95% da Europa e partes de outros continentes. No Brasil, são visíveis voos nas regiões Sudeste, Nordeste, Sul e Centro-Oeste. Mas só os aviões que têm ADS-B a bordo são mostrados. O app tem, também, uma versão gratuita (para iOS e Android ), mas ela só mostra a posição dos aviões, sem as rotas ou outras informações.
2,99 dólares, em inglês, para iPhone/iPad O Solar Walk mostra um modelo 3D animado do Sistema Solar. Também exibe estrutura interna dos planetas e inclui asteroides, cometas e planetas anões. O app oferece informações da Organização Europeia de Pesquisa Astronômica (ESO) e da Agência Espacial Europeia (ESA). Há, ainda, uma série de marcadores que permitem fazer passeios guiados pelo espaço. Pode-se ver o nascer e o por do sol da Estação Espacial Internacional, por exemplo.
Grátis, em português, para iPad O Homestyler, da Autodesk, traz uma maneira inovadora de planejar a decoração doméstica. Primeiro, o usuário fotografa o ambiente. Depois, escolhe as cores das paredes e acrescenta móveis, luminárias, tapetes, cortinas e outras peças de decoração. Há uma extensa biblioteca de objetos e a pessoa pode se inspirar vendo projetos de profissionais. A única coisa ruim é que muitos dos itens exibidos estão à venda apenas nos Estados Unidos.
Grátis, em inglês, para iPhone/iPad e Android Este belo aplicativo é interessante principalmente para crianças e para os pais encarregados de entretê-las. Como o nome sugere, ele ensina a fazer as tradicionais dobraduras de papel japonesas. Há desde dobraduras muito simples até uma complicadíssima aranha que pode ser construída em 78 passos. A versão para Android tem 22 lições. Já o app para iOS vem com oito, mas o usuário pode baixar dezenas de outras gratuitamente. No iOS, pagando-se 1,99 dólar, o app deixa de exibir anúncios.
Grátis, em inglês, para iPhone/iPad e Android O Evernote Food permite explorar sites de receitas culinárias e salvá-las num livro de receitas. Também possibilita encontrar restaurantes na vizinhança e registrar as refeições em fotos. É um belo aplicativo, mas as receitas estão em inglês e, em alguns casos, listam ingredientes incomuns no Brasil. O app requer acesso à internet. Pagando-se 4,99 dólares por mês, ganha-se a possibilidade de armazenar conteúdo no próprio smartphone ou tablet para acesso offline.
3,99 dólares, em português, para iPhone/iPad Foto-Receitas é o manual de culinária mais elegante que já passou por EXAME.com. Cada receita é ilustrada por fotos primorosas que mostram os ingredientes, as etapas do preparo e o prato pronto. São 84 receitas, incluindo pratos à base de carne, peixe e vegetais, além de sobremesas. No próprio app, podem-se comprar coleções adicionais por 3,99 dólares cada. O usuário ainda pode enviar a lista de ingredientes por e-mail e fazer anotações nas receitas.
Grátis, em português, para iPhone/iPad e Android O iFood diz ser o maior serviço de encomenda de comida via internet no país, com 50 mil pedidos por mês e mil restaurantes cadastrados em 15 cidades. O aplicativo lista os restaurantes na área, informando a faixa de preço e o tempo médio para entrega. Basta tocar num deles para abrir o cardápio. Depois, é só escolher os pratos, verificar o preço do frete e indicar a forma de pagamento, que será feito ao entregador. No final, é possível acompanhar o andamento da encomenda pelo app.
Grátis, em português, para iPhone/iPad e Android O app do comparador de preços Buscapé permite pesquisar produtos e fechar a compra no próprio dispositivo móvel. Para isso, é preciso fazer um cadastro no Bcash, o serviço de pagamentos do Buscapé (parecido com o PayPal e outros similares). Basta, então, escolher o produto e encomendá-lo na loja que tenha a oferta mais interessante. O aplicativo também inclui leitor de código de barras para identificação de produtos (por meio da câmera do smartphone ou tablet); visualização de ofertas num mapa; filtros para refinamento da busca e avaliações.
Grátis, em inglês, para iPad e iPhone Se você está incomodado com a pouca duração da carga da bateria do iPad, o Battery Doctor pode ajudar. Ele fornece uma estimativa da carga restante, faz um diagnóstico de que aplicativos e recursos estão gastando mais energia e mostra como desativá-los. Ele também indica qual é o tempo de carregamento restante até que a bateria fique 100% abastecida. E ainda traz dicas (em inglês) sobre como economizar energia.
Mais lidas
Mais de Tecnologia
O Vale entre Trump e Kamala: pleito coloca setor de tecnologia em lados opostos das eleições nos EUAChina inova com o lançamento do primeiro robô humanoide ultraleve, o Konka-1Xiaomi investirá US$ 3,3 bi em P&D em 2024 e mira US$ 4,2 bi em 2025China lança padrão internacional de dados de células-tronco para acelerar pesquisa