Tecnologia

5 dicas para criar seu primeiro casemod

Criatividade é mais importante do que configuração

Casemod (Lucas Agrela)

Casemod (Lucas Agrela)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 31 de janeiro de 2014 às 06h45.

Os gabinetes de computadores modificados, conhecidos popularmente como casemods, são atrações tradicionais na Campus Party. Diversas equipes e empresas disputam um campeonato normalmente dividido em três categorias: iniciante, criativo e avançado.

Contudo, criar um casemod não é uma tarefa simples. Há campuseiros que levaram quase um ano para terminar de construir o seu gabinete. Os temas são variados, desde filmes, personagens de animes e até mesmo bandas de heavy metal.

INFO entrevistou Adriano Camargo, gerente de produtos da Cooler Master, que patrocina criadores de casemods que competem na Campus Party para dar algumas dicas para criar o seu primeiro gabinete modificado.

Criatividade - Camargo afirma que a criatividade é um fator determinante nessa prática. "É como tunar um carro", diz. Os temas são totalmente livres, então, quanto mais diferente, melhor.

Custo - É preciso prever quanto você vai gastar com o projeto. Às vezes, é preciso até mesmo escolher uma configuração de hardware mais fraca em prol de uma boa construção, um bom design. Há uma categoria dedicada aos casemods com configuração potente, a avançada. Mas nas demais, a criatividade e a aparência contam mais. Projetos intermediários custam entre 1 mil reais e 3 mil reais.

Material - O material usado pode ser madeira, metal ou plástico. Mas é importante ficar atento à refrigeração para não prejudicar os componentes. "Um case de madeira todo aberto precisa de menos refrigeração do que um de metal que é todo fechado", afirma Camargo.

Refrigeração - Esse é um ponto importante para os componentes, especialmente se você estiver usando uma configuração de alta performance. A refrigeração liquida é muito usada nos casemods, por exemplo.

Pesquisa - Criar um bom casemod não exige muita prática prévia, mas é necessário fazer muita pesquisa, especialmente para saber posicionar os componentes da melhor forma e, assim, obter um resultado adequado. Conversar com quem já fez um casemod pode ajudar.

Clique para abrir o link no navegador

Acompanhe tudo sobre:Campus PartyINFO

Mais de Tecnologia

Executiva da Baidu faz publicação polêmica no TikTok e pede demissão logo depois

Rio Grande do Sul: IA possibilita "match" entre animais desaparecidos e tutores

Com 3 milhões de ouvintes, maior podcast do Brasil é evangélico e baseado em livro best-seller

Plataforma criada por voluntários do Rio Grande do Sul já resgatou 12 mil pessoas

Mais na Exame