18% dos sites são vulneráveis a ataques
SÃO PAULO Dezoito por cento dos servidores web que usam o protocolo Secure Sockets Layer (SSL) são potencialmente vulneráveis a ataques. Este é um dos resultados da pesquisa mensal da Netcraft correspondente a março de 2002. O levantamento, feito com 38,1 milhões de websites, apurou que 18% deles usam chaves menores que 1024 bits o […]
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h44.
SÃO PAULO Dezoito por cento dos servidores web que usam o protocolo Secure Sockets Layer (SSL) são potencialmente vulneráveis a ataques. Este é um dos resultados da pesquisa mensal da Netcraft correspondente a março de 2002.
O levantamento, feito com 38,1 milhões de websites, apurou que 18% deles usam chaves menores que 1024 bits o mínimo recomendado pelos especialistas em segurança. Segundo os técnicos, chaves de 512 bits, por exemplo, podem ser quebradas com apenas seis semanas de trabalho de um computador comum.
Baseado em criptografia, o protocolo SSL é largamente usado para garantir a segurança das conexões em sites de comércio eletrônico e em transações bancárias pela internet.
A pesquisa da Netcraft revela ainda que o grau de vulnerabilidade é maior em alguns países. Na França, por exemplo, mais de 40% dos sites usam chaves menores que 1024 bits. Na Inglaterra, essa taxa é de 26,5% e nos Estados Unidos e Canadá, 15%.